31 de março de 2013

Seminário 5º ano R.I.

RECUPERAÇÃO INTENSIVA (R.I.)
PROFESSORA RESPONSÁVEL: MARIANA SEMIÃO DE LIMA
ANO: 2013
Justificativa
A sala de Recuperação Intensiva é mais uma ação voltada para a recuperação das aprendizagens dos alunos que passaram por quatro anos de escolaridade sem se alfabetizar e não tem condições de seguir aprendendo no Ciclo II. Como já se encontram em defasagem idade-série e com a autoestima comprometida, o atendimento e as expectativas de aprendizagem serão diferenciadas.

Língua Portuguesa
Objetivo geral
As atividades pretendem garantir que os alunos sintam-se capazes e possam aprender a ler e escrever, e, assim continuar seus estudos. São propostas que pretendem apoiá-los na busca de dois objetivos mais gerais:
• Compreender e usar a linguagem que se escreve.
• Ler e escrever por si mesmos.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA O 5º. ANO
Espera-se que os alunos, ao final do 5º. Ano, aprendam a:
• Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas justificando respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra-argumentar;
• Apreciar e ler textos literários;
• Compreender o sistema alfabético, mesmo escrevendo com erros ortográficos;
• Escrever alfabeticamente textos diversos que conhece de memória (parlenda, adivinhas, poemas, canções, trava-línguas;
• Reescrever textos de próprio punho, histórias conhecidas, considerando as características da linguagem escrita;
• Produzir textos de autoria utilizando os recursos da linguagem escrita de acordo com o gênero proposto.
• Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor ou em parceria com colegas.

ConteúdoS
Atividades permanentes
• Leitura diária de livros literários.
• Atividades de análise e reflexão sobre os sistemas de escrita alfabético e ortográfico.
• Roda de jornal.
• Roda de leitura.
• Roda de curiosidade.
Sequências didática de atividades
• Leitura de poemas.
• Ler para saber mais sobre o corpo humano.
• Trabalho com cartas de leitor.
Projetos didáticos
• “Contos de assombração”.
• “Mitos e lendas”.
Roda de Jornal
Essa atividade tem como objetivo levar o aluno a aproximar-se do jornal, um portador de vários gêneros textuais sobre diferentes aspectos da vida na cidade e no mundo e também desenvolver o hábito de ler tanto para obter informações quanto para se distrair.
Sempre que possível o jornal será utilizado como fonte de informação para acompanhar o desenrolar dos acontecimentos que marcam o dia-a-dia.

Roda de Leitura
Ao organizar momentos em que os alunos escolhem livros para ler em casa e socializam a leitura dos mesmos, cria-se a oportunidade de compartilhar momentos de prazer e diversão com a leitura. A Roda de Leitura favorece a socialização de experiências e conhecimentos, criando um ambiente de troca entre os alunos.

Roda de Curiosidades
A proposta dessa atividade é a da leitura de textos que abordam assuntos e fatos curiosos procurando suscitar a curiosidade dos alunos, ou seja, a vontade de aprender cada vez mais.

Sequência didática de leitura de poemas
Dizem que os poemas tornam a vida mais bela de ser vivida... Isso por si só já seria motivo suficiente para desenvolver uma sequência de poemas para os alunos adentrarem o mundo dos poetas. Espera-se que, ao desenvolverem esta sequência, os alunos:
* conheçam um pouco mais sobre esse gênero textual;
* tenham acesso a diferentes tipos de poema e ao variados temas tratados neles;
* aprendam a declamar;
* conheçam as formas de escrita dos poetas e se encantem com eles;
* aprendam alguns dos recursos utilizados pelos autores, como; a repetição de palavras, o uso do espaço e de recursos gráficos, as rimas, a intencionalidade das palavras utilizadas e determinados recursos sonoros, a atribuição de sentimentos humanos a objetos e animais.

Sequência de leitura “Ler para saber mais sobre nosso corpo”
A sequência de atividades proposta envolve ler diferentes exemplos de um mesmo gênero (divulgação científica), sobre um mesmo tema (curiosidades sobre nosso corpo), compartilhado com os alunos o propósito da leitura.
Os objetivos dessa sequência são os seguintes: aprender mais sobre artigos de divulgação científica; aprender procedimentos de leitor competente (o aprendizado da leitura envolve aprender procedimentos de leitor); e complementando, conhecer informações importantes e interessantes sobre nosso corpo.
O foco dessa sequência é a leitura e não a produção de textos e nem as Ciências Naturais. Outro intuito é incentivar os alunos a sentir vontade de aprender mais sobre o corpo humano

Sequência didática para o trabalho com cartas de leitor
O objetivo desta sequência é promover a inserção dos alunos nas práticas de leitores e produtores de textos da esfera jornalística, isto é, ajudar o aluno a expressar sua opinião, posicionando-se diante de uma matéria lida e, além disso, manifestando essa posição por meio de uma carta de leitor.

Projeto didático “Contos de assombração”
O projeto didático “Contos de assombração” tem como objetivos de ensino, que os alunos aprendam:
• A linguagem escrita própria dos contos, especialmente dos de assombração;
• A reescrever contos de assombração, utilizando a linguagem própria desse gênero literário;
• Procedimentos de produção de texto de forma individual e coletiva: planejamento, produção e revisão;
O produto final do projeto será um único livro composto de textos reescritos por toda a classe, coletivamente e em duplas.

Projeto didático: “Mitos e lendas”
Este novo projeto transporta os alunos a diferentes tempos e costumes. Lendas e mitos são relatos anônimos que buscam explicar os mistérios da vida por meio de fatos heroicos ou sobrenaturais, geralmente misturando realidade e fantasia.
O objetivo principal desse projeto é desenvolver a competência dos alunos para a leitura e reescrita de textos, utilizando a linguagem própria desses gêneros textuais. Espera-se que o trabalho desenvolvido permita ao aluno alcançar as expectativas a seguir:
• Valorizar a leitura como fonte de fruição estética e entretenimento.
• Ler vários mitos e lendas para ampliar seu repertório e o conhecimento desse gênero textual.
• Reescrever lendas ou mitos, atento à linguagem característica do gênero textual e às finalidades da produção escrita.
• Utilizar estratégias de escrita: planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação.
• Planejar a reescrita, considerando o texto original como base para a produção;
• Revisar seus textos de forma coletiva, em duplas ou individualmente, baseando-se nas orientações da professora.
Como produto final cada dupla reescreverá uma lenda, que será transformada em um livro ilustrado.

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