8 de março de 2013

CAMINHADA DAS ROSAS EM CAMPINAS DEFENDE CULTURA DA PAZ NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A Caminhada das Rosas, que percorreu várias ruas do Jardim Satélite Íris, encerrou na manhã desta sexta-feira a programação do Dia Internacional da Mulher em uma região de alta vulnerabilidade social e grande mobilização social em Campinas. O sol forte não impediu o ânimo das participantes da Caminhada das Rosas, que defendeu a cultura de paz e denunciou todas as modalidades de violência contra as mulheres.

Durante a semana, mulheres do Jardim Satélite Íris, do Jardim Florence e outros bairros próximos participaram de várias atividades, como palestras, oficinas e exibição de filmes. A programação foi organizada pelo Projeto Gente Nova (Progen) e contou com o apoio do Instituto Arcor Brasil e outras entidades.

“Comemoramos muitas conquistas, mas também lembramos que a violência continua contra as mulheres e que, pelo contrário, defendemos a cultura de paz, de respeito”, afirmouRenata Cristina de Souza, coordenadora técnica da unidade do Satélite Íris do Projeto Gente Nova (Progen). “A escravidão acabou, mas muitas mulheres não são livres. Estamos aqui por elas”, disse Célia Elisia Marinho Santos, uma das participantes.

Não havia limite de idade. Jovens também participaram da manifestação. “A mulher é batalhadora, é guerreira, estamos aqui para mostrar a comunidade o que podemos fazer”, frisou Caroline Soares, de 12 anos, integrante do grupo de percussão do Progen que animou a Caminhada.

Após um rápido trajeto pela avenida John BoydDunlop, uma das mais movimentadas de Campinas, a Caminhada das Rosas terminou na Igreja de São Francisco de Assis. Principal locutora durante o percurso, Tatiane Cusinato não estava cansada no final. “Muitas mulheres ainda não sabem de seus direitos. Estamos aqui reafirmando os seus direitos, isso dá muita força”, descreveu, resumindo o sentido das atividades relacionadas a mais um Dia Internacional da Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário