31 de março de 2013

Leitura em voz alta: O menino e a flor

"O MENININHO E A FLOR"
Era uma vez um menino. Ele era bastante pequeno. Ela era uma grande escola. Mas,
quando o menininho descobriu que podia ir à sua sala, caminhando, através da porta, ele
ficou feliz. E a escola não parecia mais tão grande quanto antes.
Uma manhã, quando o menininho estava na Escola, a professora disse:
· Hoje nós iremos fazer um desenho.
· Que bom! Pensou o menino. Ele gostava de fazer desenhos. Ele podia fazê-los de
todos os tipos: leões, tigres, galinhas, vacas, barcos, trens; e ele pegou sua caixa
de lápis e começou a desenhar. Mas a professora disse:
· Esperem! Ainda não é hora de começar. E ele esperou até que todos estivessem
prontos.
· Agora - disse a professor - nós iremos desenhar flores.
· Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de desenhar flores. E começou a
desenhar com seu lápis cor de rosa, laranja e azul. Mas a professora disse: -
Esperem! Vou mostrar como fazer. E a flor era vermelha com caule verde.
· Assim - disse a professora. Agora vocês podem começar.
Então ele olhou para a sua flor. Ele gostava mais de sua flor, mas não podia dizer isto. Ele
virou o papel e desenhou uma flor igual à da professora. Ela era vermelha com caule
verde.
Num outro dia, quando o menininho estava em aula, ao ar livre, a professora disse:
· Hoje nós vamos fazer alguma coisa com barro.
· Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de barro.
Ele podia fazer todos os tipos de coisas com barro: elefante, camundongos, carros e
caminhões. Ele começou a juntar e amassar a sua bola de barro. Mas a professora disse:
· Esperem! Não é hora de começar. E ele esperou até que todos estivessem
prontos.
· Agora, disse a professora, nós iremos fazer um prato.
· Que bom! Pensou o menino. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e
tamanhos. A professora disse:
· Esperem! Vou mostrar como se faz. E ela mostrou a todos como fazer um prato
fundo. - Assim - disse a professora. - agora vocês podem começar.
O menininho olhou para o prato da professora. Então olhou para o seu próprio prato. Ele
gostava mais de seu prato do que o da professora. Mas não podia dizer isso. Ele
amassou o seu barro numa grande bola novamente, e fez um prato igual ao da
professora. Era um prato fundo. E muito cedo, o menininho aprendeu a esperar e a olhar,
e a fazer as coisas exatamente como a professora. E muito cedo, ele não fazia mais as
coisas por si próprio.
Então aconteceu que o menino e sua família mudaram-se para outra casa, em outra
cidade, e o menininho tinha que ir para outra escola. E no primeiro dia ele estava lá. A
professora disse:
· Hoje nós faremos um desenho. Que bom! Pensou o menininho. E ele esperou que
a professora dissesse o que fazer. Mas a professora não disse. Ela apenas andava
na sala. Veio até ele e falou: - Você não quer desenhar? - Como posso fazê-lo
perguntou o menininho.
· Da maneira que você gostar, disse a professora. - De que cor? Perguntou o
menininho. - Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores,
como eu posso saber quem fez o que? E qual o desenho de cada um?
· Eu não sei disse o menininho.
E ELE COMEÇOU A DESENHAR UMA FLOR VERMELHA
COM CAULE VERDE.

EXISTEM INÚMERAS POSSIBILIDADES!!!

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