12 de março de 2017

PAUTA PLANEJAMENTO 2017


PLANEJAMENTO – 2017
01,02 e 03 de Março
“A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la.”
Eduardo Galeano

Contextualização: O planejamento deve promover uma reflexão acerca dos objetivos, metas e ações que serão desenvolvidas pela escola no decorrer do ano letivo, bem como avaliar os resultados obtidos – avanços e dificuldades – favorecendo a discussão de novas propostas de ação, a partir das necessidades diagnosticadas no início do ano letivo.

Objetivos do Encontro:

01/03 – 14h às 18h
• Recapitular as ações de 2016 ( Vídeo Retrospectiva )
• Constituir os Colegiados ( APM, Conselho de Escola )
• Organizar o Calendário Escolar
• Formação Dia da Mulher ( Projeto Novas Atitudes.Com )
02/03 – 7h às 12h
• Reconhecer o entorno escolar e os equipamentos sociais inseridos no território
• Orientar sobre as ações do Planejamento nas unidades escolares em 2017.
• Refletir sobre os instrumentos de acompanhamento da progressão da aprendizagem dos alunos.
• Analisar os resultados da Avaliação Diagnóstica em Processo - 2016, os resultados dos mapas de sondagem e do SARESP com a finalidade de identificar as dificuldades e realizar o planejamento e levantamento das situações em que as necessidades de aprendizagem desses alunos poderiam ser atendidas e quais são possibilidades que a escola tem para criá-las.
03/03 – 7h às 12h
• Retomar os pressupostos das orientações curriculares para os anos iniciais e das expectativas de aprendizagem com foco nas intervenções didáticas
• Revisitar a Proposta Pedagógica atualizando as metas, ações e objetivos
• Vivenciar uma roda literária
• Planejar as ações do Projeto A Leitura é uma viagem... ( maleta )
• Elaborar um plano de Ação Emergencial

Conteúdos:

• Orientações para a Organização dos Trabalhos para o Ano Letivo de 2017.
• Mapas de Sondagem.
• Saresp
• Plataforma Foco Aprendizagem
• Avaliação de Aprendizagem em Processo.
• Projeto A Leitura é uma Viagem...




Atividades 01/03

1ª Atividade: Vídeo Retrospectiva 2016

2ª Atividade: Constituição dos Colegiados APM e Conselho de Escola/ Calendário Escolar

3ª Atividade: Formação Projeto Novas Atitudes.Com “ A valorização da Mulher”


Atividades 02/03

1ª Atividade: Acolhimento / Alongamento
2ª Atividade: Caminhada para reconhecer o entorno escolar e os equipamentos sociais inseridos no território ( Ceascom- Progen- Casa Hosana )
3ª Atividade: Socialização das impressões do grupo após a caminhada
4ª Atividade: Café literário/Video “ Você está fazendo o seu melhor???”
5ª Atividade: Reflexão sobre os instrumentos de acompanhamento da progressão da aprendizagem dos alunos.
6ª Atividade: Conhecendo um pouco mais a plataforma Foco Aprendizagem
7ª Atividade: Lição de Casa – CONVERSA COM O TRAVESSEIRO...E AGORA O QUE EU FAÇO???


Atividades 03/03

1ª Atividade: Leitura da Proposta Pedagógica atualizando metas, objetivos e ações.
2ª Atividade:Roda Literária com o Acervo Biblioteca Itaú Criança
3ª Atividade:Elaboração do Plano de Ação Emergencial
4ª Atividade: Socialização
5ª Atividade: Vídeo de Encerramento : Gentileza gera Gentileza...

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO...

O que os dados revelam sobre os conhecimentos dos alunos em relação ao sistema de escrita? Quais expectativas de aprendizagem de cada ano/série os alunos conseguiram atingir em 2016?

Considerando a análise dos dados da escola e as “Expectativas de Aprendizagem” que precisam ser alcançadas pelos alunos, que metas a escola poderá estabelecer em seus Planos de ensino para 2017.

1. Quais são as principais dificuldades dos alunos?
2. O que os alunos precisam aprender e quais são as condições de aprendizagem em leitura e escrita?
3. Quais são as ações para os alunos não alfabéticos e alfabético ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário