26 de agosto de 2015

REPLANEJAMENTO

DIA 22 DE AGOSTO REALIZAMOS O REPLANEJAMENTO NA EE PROFª ROSINA FRAZATTO DOS SANTOS.

Objetivos:

● Refletir sobre os resultados da Avaliação de Aprendizagem em Processo.
● Analisar algumas questões da AAP / 2º semestre/ 2015.
● Construir ações emergenciais para o 2º semestre.

Conteúdos:

● Avaliação de Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa e Matemática.
● Currículo - Expectativas de Aprendizagem Língua Portuguesa e Matemática.

Desenvolvimento:

Atividade 1- Conversa Inicial: O trabalho realizado na escola depois da aplicação e correção da AAP no primeiro semestre:

a) Qual a discussão/ reflexão realizada na sala de aula sobre a AAP 1º e 2º semestre?
b) A que conclusões o grupo chegou?
c) O que a AAP demonstrou em relação à aprendizagem dos alunos?
d) Qual o direcionamento adotado pelos professores após a análise da Avaliações?

Atividade 2- Retomada dos objetivos da AAP (slides)

Atividade 3 – Nos pequenos grupos, analisem as questões abaixo, apresentadas na AAP realizada neste mês (agosto/ 2015), discutam e respondam às seguintes questões:
a) Qual o objetivo da questão? (o que está avaliando? Quais saberes dos alunos?)
b) Quais expectativas de aprendizagem os alunos devem mobilizar para responder à questão?
c) Analisem as alternativas que poderiam ser escolhidas pelos alunos (além da correta) e reflitam a respeito do “erro”. O que poderia te-los levado a essas respostas?
d) Pensando no “erro” como uma ponte para a aprendizagem quais estratégias poderiam ser utilizadas pelo professor frente às questões onde os alunos apresentaram maiores dificuldades?

Atividade 4 – Retomada do que foi discutido até o momento.
Voltando às atividades anteriores façam uma relação entre as três e indiquem o que pode/ deve ser repensado em relação às AAP na Unidade Escolar onde atua.

Atividade 5 – Pensando no Replanejamento:
Objetivos???? Momento para quê?

a) Quais as ações e redirecionamento do planejamento/ estratégias para o segundo semestre?
b) Sobre as questões em que os alunos apresentaram maiores dificuldades?
c) Pensar sobre alguns pontos para auto-reflexão: estratégias utilizadas durante as aulas; concepção em relação a emsino e aprendizagem, correção/ socialização das atividades, encaminhamento das atividades. Concepção do professor em relação ao erro dos alunos.

Atividade 6- Fechamento das discussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário