29 de julho de 2014

Replanejamento - 25 de Julho

REPLANEJAMENTO – 2014

“Tanto escrever sobre o que fazemos como ler sobre o que fizemos nos permite alcançar certa distância da ação e ver as coisas e a nós mesmos em perspectiva”
Zabala
Contextualização inicial:
Em vista da necessidade de resgatar junto à equipe escolar o trabalho desenvolvido no 1º semestre, localizaremos os pontos fortes e os pontos vulneráveis que marcaram nossas ações no semestre, redirecionando o trabalho escolar com a construção de Plano de Ação Emergencial para a melhora no processo de ensino e aprendizagem.

Objetivos:
 Refletir sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no primeiro semestre letivo de 2014;
 Analisar as ações previstas nos documentos oficiais da escola nas Dimensões Pedagógicas e de Resultados : PAP ( Foco: Cronograma de reuniões da equipe gestora com todos os segmentos, Cronograma de Acompanhamento do PC nas salas de aula), Proposta Pedagógica, Planos Anuais de Ensino; Currículo Oficial da rede, Projetos do Programa Peça por Peça ;
 Avaliar todos os setores da escola ( direção, vice-direção, coordenação pedagógica, funcionários, professores das salas regulares, professores auxiliares, professor mediador, professores especialistas, etc);
 Levantar junto à equipe os pontos positivos e os pontos vulneráveis que facilitaram e/ ou dificultaram a execução das ações no primeiro semestre;
 Retomar nossas metas curtas na competência leitora e escritora;
 Refletir sobre nossos índices nos mapas de classe;
 Planejar ações de recuperação contínua para os alunos não alfabéticos, definindo cronograma de projetos específicos.
Conteúdos:
 Documentos Oficiais : PAP, Proposta Pedagógica, Planos Anuais de Ensino; Currículo Oficial da rede ;
 Planilha Avaliativa;
 Mapas de sondagem;
 Projetos de Recuperação Contínua.

Encaminhamento:
1ª Atividade: Coletivo -8h
Slides de apresentação do que foi desenvolvido no primeiro semestre.

2ª Atividade: Em grupos - 8:15
Retomar os documentos oficiais: PAP, Proposta Pedagógica, Planos Anuais de Ensino; Currículo Oficial da rede, Diário de Classe, verificando o que foi proposto e o que de fato foi realizado.
Socialização
3ª Atividade: Individual 9:45
Planilha Avaliativa

Café : 10h

4ª Atividade: Coletivo - 10:20
Análise dos mapas de classe e das metas curtas
Perguntas para reflexão: O que os dados da sondagem revelam sobre os conhecimentos dos alunos? Quais as expectativas de aprendizagem de cada ano/série os alunos conseguiram atingir? Em qual hipótese de escrita está a maior concentração dos alunos não alfabéticos?

5ª Atividade: Em grupos - 10:40
Análise das de algumas atividades que apareceram no trabalho da recuperação contínua.
Perguntas para reflexão: O que os professores precisam assegurar para o avanço na compreensão do sistema de escrita?
Socialização
Leitura de estudo: Atividades Permanentes de Alfabetização

6ª Atividade: Em grupos - 11:20
Elaboração de Plano de Ação Emergencial com cronograma definido no 2º semestre, para que os alunos não alfabéticos avancem na compreensão do sistema de escrita, considerando os projetos do currículo oficial e os projetos sugeridos pela PC e pelo grupo de professores.
Socialização

Encerramento: 12:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário