12 de setembro de 2011

Somos notícia!!!









Estação de rádio incentiva

estudos


Alunos de escola estadual no Satélite Íris 1 estreiam como locutores e redatores da emissora Rosina


Os alunos da Escola Estadual Professora Rosina Frazatto dos Santos, no bairro Satélite Íris 1, em Campinas, estão com uma atração diferente nos intervalos das aulas. Os 640 estudantes do Ensino Fundamental contam agora com aRádio Rosina, uma estação radiofônica veiculada no circuito interno da instituição, que promete revelar talentos. O projeto, desenvolvido por professores, tem como principal objetivo motivar os estudantes e incentivar a prática de leitura e escrita.

De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Cláudia Nobre Marque Ortolan, a rádio educativa será gerenciada pelos próprios alunos. “Haverá programação todos os dias e eles irão divulgar matérias e boletins com ações da escola e da própria comunidade. O foco principal dessa atividade é melhorar o desempenho da aprendizagem dos alunos, na leitura e na escrita. Para isso, eles irão redigir notícias, a pauta, o roteiro e a lauda do que vai entrar na programação da rádio”, afirma.

O projeto é fruto de uma parceria do Instituto Robert Bosch com a ONG Gente Nova. A Rádio Rosinafaz parte do Programa Peça por Peça do Instituto Robert Bosch, que atua na formação de habilidades e atitudes para valorizar, descobrir e desenvolver as potencialidades de cada educador. O investimento na compra de equipamentos — caixas de som, microfone, notebook — e organização da estrutura do projeto foi de R$ 11 mil.

Cerca de 25 alunos irão gerenciar o projeto, mas todos eles participarão das atividades, segundo a coordenadora Cláudia. “O núcleo terá 25 alunos, que vão elaborar o roteiro e gerenciar, mas todos os outros serão beneficiados. Vamos orientá-los para que a programação diária inclua a participação de uma sala de aula diferente, de modo que ocorra a participação de todos”, diz. Para conhecer de perto a rotina, os alunos visitaram na última semana uma rádio local e chegaram a entrar ao vivo na programação.

Para Otávio Antoniacci, analista de responsabilidade social do Instituto Robert Bosch em Campinas, a ideia é que a programação ocorra nos intervalos.

“Ela terá dois horários base, das 7h às 7h20, e das 13h às 13h20. É um horário que as crianças estão entrando ou saindo para que a aula não seja prejudicada. Também será uma forma de amenizar o clima e das crianças aprenderem a prestar atenção no trabalho do colega”, explica.

Segundo Antoniacci, o projeto é inovador na cidade. “Além do aprendizado, a rádio vai auxilar no papel de estimular as crianças a irem à escola. Lá, elas terão um ambiente diferente e de integração. Também terão a oportunidade de ampliar o repertório cultural com as produção das matérias, com o conhecimento de novos estilos musicais”, completa.

No dia da estreia, em 26 de agosto, prontos para entrar no ar, empolgação e ansiedade não faltaram à garotada. Gabriela Melo Araújo, de 10 anos, aluna da 4ª série, estudou firme para fazer uma entrevista ao vivo no primeiro dia como jornalista. “ Vou entrevistar o senhor Otávio e fazer perguntas importantes para ele. Estou animada porque vou aprender muito e estou um pouquinho nervosa também.”

A animação do estudante Igor Alves, de 10 anos, também não era diferente. “Minha função é a de redator. Vou escrever o que o locutor vai falar. Já treinei bastante, mas estou um pouquinho nervoso, como todos os meus colegas. Mas acredito que vou desenvolver minha habilidade de escrever e falar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário