24 de setembro de 2011

HTPC - Carta de Leitor

No último HTPC, os professores da EE Profª Rosina Frazatto dos Santos fizeram uma roda de jornal e discutiram a importância desta atividade como uma ação inicial para o trabalho produção de texto de autoria: Carta de Leitor.

HTPC – Parte I

20/09/2011

Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita.

Delia Lerner


20/09/2011

21/09/2011

Pauta:

Roda de Jornal

Carta de Leitor

Objetivo:

Contribuir para formar e/ou ampliar o papel leitor dos professores.

Refletir sobre o percurso pessoal dos professores como leitores de textos jornalísticos.

Discutir sobre a importância das rodas de jornal no trabalho com os textos que circulam na esfera jornalística.

Agenda cultural:

Dica cultural: Frejat e Sinfônica da Unicamp – Red Eventos – 23/09 - Jaguariuna

Contextualização: Tendo em vista que, em 2011, a produção escrita que será solicitada no Saresp das 4ª séries / 5º anos será Carta de leitor, gênero discursivo que circula no contexto jornalístico, em seções específicas de revistas (semanais/mensais) e jornais, consideramos pertinente introduzir a discussão sobre o trabalho com os textos jornalísticos, refletindo nesse primeiro momento sobre a importância da leitura e da roda de jornais como auxiliar na produção da Carta de leitor e as condições didáticas propícias para esta produção.

Atividades:

Coletivo:

1) Levantamento dos conhecimentos prévios dos professores sobre Carta de Leitor;

a. O que está em jogo quando lemos textos que circulam na esfera jornalística como reportagem, artigos de opinião, editorial, carta de leitor, entrevistas...?Que conhecimentos acionamos ? Por que lemos esses textos?

Nos Grupos:

2) Ler o artigo anexo e conversar sobre o mesmo se posicionando para depois

socializar para os demais grupos - Material de apoio: anexo 1



ALGUMAS QUESTÕES ( PÓS LEITURA E DISCUSSÃO DO ANEXO 1)


Questões para alimentar a conversa

¨ O que achou da reportagem?

¨ Se você tivesse que comentar com alguém o que achou da reportagem o que diria?

¨ Você conhece o suplemento de onde este texto foi retirado? Já leu algum exempla em outro momento?

¨ Você conhece o jornal de onde este texto foi retirado? Costuma lê-lo?

¨ O que você descobriu/aprendeu/ficou sabendo a partir dessa leitura?

Anexo 1

Projeto quer obrigar escola a anunciar Ideb

DO RIO

Tramita no Congresso um projeto de lei que obriga as escolas públicas a expor, na entrada do prédio, o seu Ideb. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é a nota dada a cada dois anos pelo Ministério da Educação às instituições escolares, após avaliação de aprendizagem de seus alunos.

A proposta da lei, apresentada pelo deputado federal Edmar Arruda (PSC/ PR), foi inspirada em sugestão feita pelo economista Gustavo Ioschpe em artigo na revista "Veja".

Projetos semelhantes tramitam em câmaras municipais e assembleias estaduais. Em Teresina (PI), por exemplo, falta apenas a sanção do prefeito.

Para Ioschpe, o argumento básico a favor da ideia é de que se trata do direito à informação. A nota do Ideb é pública, mas, para conhecê-la, é preciso acessar o site do MEC.

Uma vez conhecendo a nota da escola, o economista diz acreditar que os pais cobrarão melhorias, ou procurarão unidades com melhor desempenho para matricular os filhos.

"A maioria dos pais não sabe qual é o Ideb da escola e se mostra satisfeita com a qualidade da educação pública. Ao identificá-la como ruim, haverá pressão por melhoria, o que tende a gerar um desconforto positivo em escolas e gestores", diz Ioschpe. (AG)

Ler o artigo anexo e conversar sobre o mesmo se posicionando para depois

socializar para os demais grupos - Material de apoio: anexo 1

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