7 de outubro de 2013

Dia do Saresp na Escola - 2013

EE PROFª ROSINA FRAZATTO DOS SANTOS

DIA DO SARESP NA ESCOLA – 30/09/2013


“Para mim, o ato de escrever é muito difícil e penoso, tenho sempre de corrigir e reescrever várias vezes. Basta dizer, como exemplo, que escrevi 1.100 páginas datilografadas para fazer um romance, no qual aproveitei pouco mais de 300.”
Fernando Sabino

Objetivos do Encontro:
1ª parte:
• Refletir conjuntamente com os Professores sobre os dados dos boletins do SARESP.
• Refletir sobre o que é necessário garantir no Planejamento de Ensino de Língua Portuguesa e Matemática de Ciclo I para o avanço dos níveis de proficiência.
• Propiciar aos Professores a oportunidade de se apropriarem de dados na publicação dos Relatórios Pedagógicos 2012 – SARESP: Língua Portuguesa e Matemática, relativos aos 3os e 5os anos do Ensino Fundamental Ciclo I, interpretando-os por meio da análise e discussão conjunta de resultados alcançados.
CAFÉ

2ª parte:
• Analisar a sequência Reescrita de Contos – 2º ano, proposta no Guia de Orientações Didáticas – Programa Ler e Escrever.
• Compreender todo o processo que envolve uma situação de aprendizagem de produção de texto.
• Participar da análise de um texto tendo em vista compreender o eixo de sentido e as relações de causalidade do conto.
• Estudar a reescrita como proposta de ação para melhorar o déficit de aprendizagem.

Conteúdos
• Reconto
• Produção de texto - Sequência Reescrita de Contos

Desenvolvimento
1ª Atividade: Leitura em voz alta : Os dois Alfaiates/ Assembleia dos Ratos
2ª Atividade:
Encaminhamento:
Em pequenos grupos responder por escrito
O que os alunos podem aprender ao realizar a atividade do reconto? O que o professor precisa oferecer que pode provocar uma boa situação de reconto? Qual a relação entre a atividade de análise de bons textos e reconto?
Que relação há entre reconto e reescrita?
Socialização
3ª atividade: Análise e estudo da Sequência Reescrita de Contos – 2º ano – Guia de Orientações Didáticas – Programa Ler e Escrever

Encaminhamento
Em pequenos grupos

1. Ler a sequência do Guia – 2º ano e levantar os principais problemas que você identifica na sequência quando se pretende ensinar os alunos a produzirem textos.
2. Vídeo Aprendizagem da Linguagem que se escreve (Profa/Letra e Vida)
3. A partir da primeira análise da sequência e das imagens do vídeo propor os ajustes necessários para esta sequência considerando tudo o que temos estudado sobre produção de texto, condições necessárias, movimento metodológico.
4. Socialização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário