6 de agosto de 2013

REPLANEJAMENTO - JULHO 2013

TEMA: PRODUÇÃO DE TEXTO
REPLANEJAMENTO - 2013


“O primeiro aspecto que deve ser analisado é o abismo que separa a prática escolar da prática social da leitura e da escrita. (...) Na sala de aula, espera-se que as crianças produzam textos num só tempo muito breve e escrevam diretamente a versão final, enquanto que fora dela produzir um texto é um longo processo que requer muitos rascunhos e reiteradas revisões. Ler é uma tarefa orientada por propósitos na nossa vida social. No âmbito escolar, se lê somente para aprender a ler e se escreve somente para aprender a escrever...” Délia Lerner

Objetivos:
• Analisar atividades de produção escrita, quanto às finalidades de ensino da prática de produção de texto e o processo de aprendizagem do aluno.
• Refletir sobre o papel do contexto de produção de textos na atividade de produção, proposta ao aluno.
• Ler para estudar as expectativas de aprendizagem de Língua Portuguesa (produção de texto) dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Conteúdos
• Prática de produção de texto: contexto de produção.
• Papel do professor na organização das propostas de produção de texto para os alunos.
• Expectativas de aprendizagem de produção de texto.

Desenvolvimento:
1ªa atividade: Leitura inicial: Trecho do livro: “ Pula uma linha, parágrafo, letra maiúscula...”
1ªb levantamento dos conhecimentos prévios dos professores:O QUE O PROFESSOR PRECISA GARANTIR PARA QUE O ALUNO PRODUZA BONS TEXTOS???
2ª atividade: Apreciação e análise de um trecho da VC ( videoconferência ) Ensinar a produzir textos. ( 40 min )
“Escrever um texto sobre sustentabilidade”.
De que maneira a professora que elaborou essa consigna acredita que os alunos aprendem a produzir textos?

Registre no quadro, a seguir, o movimento da Clara e o da mãe durante a realização da lição de casa.


Ações da Clara Ações da mãe


a- Quais foram os aspectos considerados pela aluna para ajustar seu texto?
b- Que papel teve a mediação da mãe para que a aluna considerasse esses ajustes realizados?
c- Quais foram os conhecimentos mobilizados pela aluna ao escrever?
d- Com que grau de autonomia realizou essa atividade?

3ª atividade: : Análise de propostas e textos que circulam nas escolas
Encaminhamento:
Em grupos
a. Analise a consigna e a produção do aluno (anexo) considerando:

1. A orientação dada
2. As informações oferecidas
3. E a produção do aluno
Socialização

Sistematização: O que essas consignas tem em comum? E as produções dos alunos?
O que os alunos podem aprender com essas propostas analisadas em relação a língua e
linguagem?

4ª atividade: Análise das expectativas de aprendizagem referente à produção de textos.
Em pequenos grupos
Analisar o quadro de expectativas de aprendizagem referente à produção de texto, cada grupo deverá apresentar a maneira como a progressão se dará por conteúdo.
Discutir e responder por escrito:
a. De que maneira os conteúdos se articulam nos diferentes anos de escolaridade?
b. De que forma a concepção de aprendizagem e o modelo de ensino de produção de textos no Programa Ler e Escrever se expressam nestas expectativas discutidas?

Rodízio das respostas e breve socialização.

5ª atividade:
No coletivo ler
• o fragmento abaixo:
“...mais do que escrever ortograficamente certo, agora se compreende que um bom texto é aquele que foi adequado às finalidades colocadas para ele, às possibilidades de compreensão do leitor presumido, às especificidades do gênero em que será organizado, às características do portador em que será publicado. Como se vê, as capacidades escritoras desejadas – e necessárias – a um escritor proficiente são outras.
Sabe-se também que a atividade de produção de textos envolve conteúdos que são procedimentos de escrita, como saber planejar um texto, saber textualizá-lo, propriamente, e saber revisá-lo tanto no processo de escrita, quanto posteriormente, ao seu término.”
• As expectativas de produção de texto para o final do 5ºano:
 produzir textos de autoria em parceria ou individualmente (como, por exemplo, cartas de leitor; indicações literárias; textos expositivos sobre temas estudados em classe; textos da esfera jornalística dentro de projetos de produção de jornais – murais ou impressos), utilizando recursos da linguagem escrita e o registro adequado ao texto (jornalístico, acadêmico-escolar, etc.
 produzir contos de autoria, em parceria ou individualmente, utilizando recursos da linguagem escrita e do registro literário;
 no processo de reescrita de textos e de produção de textos de autoria: planejar o que vai escrever considerando o contexto de produção; textualizar, utilizando-se de rascunhos; reler o que está escrevendo, tanto para controlar a progressão temática quanto para avançar nos aspectos discursivos e textuais;
 participar de situações de revisão de textos realizadas coletivamente , em parceria com colegas ou individualmente considerando - em diferentes momentos - as questões da textualidade (coerência, coesão – incluindo-se a pontuação) , e a ortografia, depois de finalizada a primeira versão.

Em pequenos grupos responda:
1. Considerando o fragmento do texto, as expectativas para o final do ciclo e o texto dos alunos de 5º ano é possível concluir que as propostas analisadas na atividade 2 não contribuem para os alunos construírem conhecimentos sobre a língua e linguagem. Por quê?

Sistematização: Então quais são as boas propostas?

Apreciação de uma boa atividade de produção de texto, Vídeo PIC “ Você sabia que...” 30min


ALGUNS MOMENTOS...




DEPOIS DE MUITO ESTUDO, PARADA RÁPIDA PARA UM LANCHE...



Nenhum comentário:

Postar um comentário