17 de maio de 2013

EMAI - 6 e 13 de MAIO

 Nos dois últimos encontros de formação do EMAI ( estudo matemático nos anos iniciais ), o conteúdo formativo foi a resolução de problemas não-convencionais!
 Foi feito um levantamento prévio com as professoras sobre resolução de problemas, o grupo pontuou que a resolução de problemas deve ser contextualizada e de acordo com uma situação real de aprendizagem.
A     A PC Cláudia, confirmou que realmente esses encaminhamentos devem fazer parte do planejamento do professor na elaboração dos problemas para os alunos, porém informou que o grupo ainda se pauta muito na resolução de problemas convencionais, onde o texto aparece em forma de frases curtas, os dados são explícitos e geralmente aparecem na ordem em que devem ser utilizados nos cálculos.
M     Mas um movimento interessante que vem aparecendo nos cadernos volantes, são os desafios matemáticos elaborados pelos professores e algumas atividades da Jornada de Matemática.
         Foi feita uma explanação compartilhada pela PC com a apresentação de problemas convencionais e não-convencionais e seus aspectos facilitadores e dificultadores.
         Em seguida, as professoras foram convidadas a vivenciar a resolução de problemas não-convencionais, socializando suas impressões.
          O grupo foi unânime, em afirmar que tais problemas mobilizam muito mais estratégias matemáticas do que uma lista de problemas convencionais.
          Segue parte do material estudado:
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário