25 de abril de 2013

Pauta do ATPC - 23 e 24 de Abril

Nestes dois dias, a equipe docente esteve reunida para estudar e discutir o Projeto Brincadeiras Tradicionais, bem como organizar um cronograma das etapas referente ao projeto.
Para o levantamento dos conhecimentos prévios do grupo, a PC iniciou a reunião com algumas perguntas referente à bagagem memorial da infância em relação as brincadeiras.
Vários professores relataram brevemente suas brincadeiras de infância preferidas: cabra-cega, mamãe polenta, pula carniça, cinco marias, entre outras...
A PC comentou que essas brincadeiras na maioria são desconhecidas pelas crianças de hoje, em especial pelas crianças da nossa UE.
Foi salientado a importância do resgate dessas brincadeiras,bem como do trabalho de leitura, escrita e linguagem oral.
Para otimizar esse trabalho foi apresentado o projeto Brincadeiras Tradicionais ( revisado ), do 1º ano.
O encaminhamento do estudo desse projeto foi feito da seguinte forma: os professores foram divididos por duplas para estudar e socializar as etapas do projeto, inclusive os professores auxiliares, as alunas pesquisadoras e as turmas dos 2ºs anos, visto terem passado parcialmente por esse projeto no ano anterior.
Após esse estudo, foi definido que o projeto é um ótimo organizador do tempo didático, porque de forma lúdica consegue abranger os conteúdos previstos no campo da linguagem oral, leitura e escrita.
A PC enfatizou a importância dos pais serem envolvidos no projeto e sugeriu o envio de uma síntese com as etapas do projeto Brincadeiras Tradicionais.
Para sensibilizar ainda mais o grupo foi apresentado o vídeo de Cândido Portinari ( Imaginário Portinari ), que expressou com muita propriedade a infância.
Como tarefa, a PC solicitou um cronograma com as etapas a serem desenvolvidas no projeto, que deverá ser entregue no próximo ATPC do dia 30 de abril.

Pauta: 23 e 24 de abril
PROJETO : BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
Objetivo:
Levantamento dos conhecimentos prévios dos professores em relação ao Projeto Brincadeiras.
Esclarecer possíveis dúvidas em relação aos projetos.
Refletir sobre a importância do trabalho pedagógico com projetos.
Organizar um cronograma com as etapas de cada projeto.




VÍDEO DE SENSIBILIZAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário