1 de outubro de 2011

HTPC - Roteiro : Roda de Jornal

HTPC – Parte III

27/09/2011

28/09/2011

“O primeiro aspecto que deve ser analisado é o abismo que separa a prática escolar da prática social da leitura e da escrita. (...) Na sala de aula, espera-se que as crianças produzam textos num só tempo muito breve e escrevam diretamente a versão final, enquanto que fora dela produzir um texto é um longo processo que requer muitos rascunhos e reiteradas revisões. Ler é uma tarefa orientada por propósitos na nossa vida social. No âmbito escolar, se lê somente para aprender a ler e se escreve somente para aprendera escrever...” Délia Lerner


Pauta: Parte III

Roda de Jornal

Carta de Leitor

Objetivo:

Discutir sobre a importância das rodas de jornal no trabalho com os textos que circulam na esfera jornalística.

Vivenciar atividade de roda de jornal a ser desenvolvida com os alunos.

Analisar o roteiro da atividade esclarecendo as possíveis dúvidas.

Atividades:

1. Roda de jornal com os professores (anexo1).

2. Em grupo, analisar o roteiro de orientações para essa atividade de leitura de jornal a ser desenvolvida com os alunos.

3. O que é preciso fazer antes, durante e depois da atividade? Elenque suas próximas ações para reorganizar, ressignificar ou intensificar o trabalho com as rodas de jornal na sua sala de aula?

Anexo 1

RODA DE JORNAL - ROTEIRO PARA OS PROFESSORES

“Consideramos a leitura do texto jornalístico imprescindível para a formação do leitor, capaz de entender, integrar-se e atuar na realidade social em que está inserido, via a formação de opiniões e mediante o desenvolvimento da capacidade de reflexão, essencial para assegurar sua participação como cidadão do mundo.”

Maria Virginia Brevilheri BENASSI[1]

Notícia: A vida sem sacolas plásticas. 22 de maio de 2011 | 0h 00. Andrea Vialli - O Estado de S.Paulo

Organização da sala: alunos sentados em círculo ou semi círculo, organizados em duplas previamente estabelecidas pelo professor. Critério do agrupamento: ter na dupla um aluno com leitura mais fluente.

Objetivo: mobilizar as habilidades de leitura, na tentativa de (re)construir os sentidos do texto.

Orientações ao professor:

1. Explicar aos alunos a finalidade da atividade. Comentar que farão algumas atividades que tem como objetivo ampliar a competência em relação à pratica da leitura. A atividade que realizarão nessa aula faz parte de uma sequência didática.

2. Entregar o texto aos alunos, informando sobre o jornal no qual foi publicado, as especificidades da seção onde foi retirado (Notícias/São Paulo) , indicação de data e autoria. Mostrar o jornal na íntegra aos alunos indicando nome e seção de onde foi retirado o texto a ser estudado. Obs: não precisa ser o jornal do dia em que foi publicada a notícia em questão, o importante é que seja o mesmo jornal – no caso aqui o Estado de São Paulo

3. Anunciar o gênero do texto – notícia – e solicitar que digam o que sabem sobre o que é uma notícia. Ouça as opiniões, anote na lousa e ofereça (oralmente) a informação que segue confirmando ou ampliando as idéias dos alunos: Notícias são textos que transmitem uma nova informação sobre acontecimentos, objetos ou pessoas. Relato de fatos que seja de interesse ou curiosidade das pessoas. Aparecem nos jornais, em revistas e também em sites na internet.

4. Solicitar que um aluno leia em voz alta apenas o título da notícia. Pedir que a turma antecipe possíveis conteúdos a partir do título. Registrar na lousa as hipóteses levantadas pelos alunos;

5. Indicar uma dupla de alunos para ler o subtítulo da notícia e pedir que o grupo retome as hipóteses levantadas verificando quais possuem potencial de confirmação e quais não.

6. Em seguida pedir a um aluno com leitura fluente que leia os dois primeiros parágrafos. Realizar o mesmo movimento do item 5 no que se refere às hipóteses levantadas. Pedir que justiquem suas verificações.

7. A partir das informações trazidas por esses 2 parágrafos, organizar algumas informações solicitando que os alunos indiquem:

· Qual é o fato noticiado?

· Onde ocorreu?

· Quando aconteceu?

· Quem eram os envolvidos?

· Por que ocorreu?

Conforme vão oferecendo as informações solicitadas pedir que os alunos localizem no texto os trechos correspondentes.

Registrar na lousa - de forma breve - as informações oferecidas pelos alunos.

8. Depois disso, indicar alguns alunos (3 ou 4) para fazerem uma leitura em voz alta da notícia na íntegra para que todos acompanhem. Nesse momento os alunos escolhidos deverão ser aqueles com leitura mais fluente. Cada aluno selecionado poderá ler alguns parágrafos. É importante que o momento não seja transformado em uma leitura “jogralizada”.

9. Em seguida propor que o grupo comente as ideias principais veiculadas pela notícia.

10. Coordenar a discussão coletiva da notícia. Permitir que as crianças expressem o sentido que deram ao texto, suas dúvidas e seu posicionamento frente a essa nova regra na cidade de São Paulo.

Alguns questionamentos podem ser feitos para alimentar a discussão:

· Por que acham que esse acontecimento virou notícia?

· Com a saída das sacolinhas do cenário cotidiano, os supermercados, principalmente, precisarão tomar algumas medidas. Quais são elas? O que vocês acham delas?

· Algumas pessoas dizem que usam a sacolinha do supermercado como saco de lixo e que, com a lei aprovada e praticada, terão que comprar saco de lixo (pretos ou azuis grossos). Perguntam se isso não é uma incoerência, já que esses últimos também causariam males ao meio ambiente?

· Nem todos são favoráveis à lei. Encontre na matéria uma posição favorável e uma contrária a lei?

11. Retomar o 2º parágrafo e chamar a atenção dos alunos para o uso das aspas. Perguntar o que significa o uso de aspas nesse parágrafo. Pedir que expliquem e que encontrem outros exemplos na noticia em que as aspas são usadas como no 2º parágrafo.

12. Solicitar que observem se o autor da notícia expressa sua própria opinião a respeito da proibição do uso de sacolinhas. Pedir que justifiquem a resposta. Explicar que na notícia, diferente de artigos de opinião, cartas, carta de leitor não há lugar para opiniões pessoais ou julgamentos proferidos pelo autor. O texto é escrito em 3ª pessoa e precisa oferecer concretude e imparcialidade.

13. Para finalizar propor que o grupo se posicione frente a notícia, justificando sua opinião.



[1] In: O GÊNERO “NOTÍCIA”: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE E INTERVENÇÃO. 3º CELLI – Colóquio de Estudos lingüísticos e Literários. Paraná. Abril/2007

5 comentários:

  1. Gostei muito da atividade e seu roteiro esta claro e direto.

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