26 de abril de 2011

Rotina Semanal - Arte Profª Agda

Rotina Semanal Artes (Prof.ª Agda) de 18 à 20/04
1º ANOS: ANALISANDO O ESPAÇO – a sala dos primeiros acaba de receber novos pisos (com ilustrações pedagógicas – uma cidade). A euforia das crianças será canalizada em um trabalho de reconhecimento desse novos espaço pensando aspectos sensoriais como o tato e a visão. Depois as crianças poderão preencher a cidade desenhada no piso, até então inanimada. Eles serão convidados a habitar e recriar a paisagem da cidade com seus desenhos.

2º ANOS: ILUSTRANDO ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS – finalização do livro confeccionado pelas crianças que irá servir de suporte para os desenhos que elas farão a partir da escuta da história do livro de Alice no País das Maravilhas. O escuta da história dá a criança a oportunidade de rememorar, recontar e resignificar a história através do desenho e de seu entendimento (esse passa tanto pelas experiências vividas como por aspectos inconscientes que surgem a partir do contato com a história)

3º ANOS: MITOLOGIA E IMAGINAÇÃO - no início do bimestre as crianças entraram em contato com a mitologia grega através da história do Minotauro que, derrotado por Teseu, morre dentro do labirinto da Ilha de Creta. Agora as aulas estão mescladas entre o desenvolvimento de um labirinto, onde as crianças irão colocar seus maiores medos (monstros) e aquilo que lhes inspira coragem (heróis) e a exibição do Sítio do Pica-Pau amarelo (edição antiga do programa) com o episódio que montra a história do Minotauro.

Rotina Semanal Artes (Prof.ª Agda) de 25 à 29/04
1º ANOS: A COR – essa faixa etária começa entrar em contato com aspectos cognitivos que antes eram intuitivos e sensoriais. É necessário que se inicie a compreensão dos materiais assim como a capacidade de nomeá-los. A partir da contação da história Bom dia Todas as cores de Ruth Rocha e de um cenário montado em sala de aula, as crianças terão a oportunidade de conhecer/reconhecer o nome das cores e utilizá-las em um desenho de reelaboração da história.
2º ANOS: ILUSTRANDO ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS – contação da história de Alice no País das maravilhas de Lewis Carroll utilizando alguns artefatos (objetos da história) para tornar a história mais significativa. Após a história os alunos podem resignificá-la através do primeiro desenho do livro confeccionado por eles.
3º ANOS: MITOLOGIA E IMAGINAÇÃO – continuação da confecção do labirinto (com os medos e heróis) e a exibição do Sítio do Pica-Pau Amarelo (versão antiga do programa) com o episódio do Minotauro. O desenho do labirinto pode trazer uma noção espacial e de abstração para a criança, mas, mais importante que isso, o símbolo do labirinto interior do ser humano, juntamente com a pesquisa por personagens que apresentem medo ou coragem, como no caso dos heróis, coloca a criança em contato com sentimentos interiores, elaborando seus próprios medos e criando imagens pessoais e criativas.

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