21 de janeiro de 2009

Escrever de verdade...

Segue trecho da Nova Escola bimestral (Janeiro/Fevereiro 2009)... a edição combate o hábito da "mera redação" e aponta a necessidade da escrita de diferentes gêneros sob diferentes objetivos... a edição também traz o cronograma das edições especiais que serão encontradas durante o ano... já está disponível nas bancas uma especial sobre planejamento!

Expectativas de aprendizagem

No que se refere à escrita, é importante que, no fim do 5º ano, o aluno saiba:
■ Re-escrever e/ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor: planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as características do gênero; fazer rascunhos; reler o que está escrevendo, tanto para controlar a progressão temática como para melhorar outros aspectos – discursivos ou notacionais – do texto.
■ Revisar escritas (próprias e de outros), em parceria com os colegas, assumindo o ponto de vista do leitor com intenção de evitar repetições desnecessárias (por meio de substituição ou uso de recursos da pontuação); evitar ambiguidades, articular partes do texto, garantir a concordância verbal e a nominal.
■ Revisar textos (próprios e de outros) do ponto de vista ortográfico. Ao concluir o 9º ano, o estudante precisa estar apto também a:
■ Compreender e produzir uma variedade de textos, tendo em conta os padrões que os organizam e seus contextos de produção e recepção.
■ Utilizar todos os conhecimentos gramaticais, normativos e ortográficos em função da otimização de suas práticas sociais de linguagem.
■ Exercer sobre suas produções e interpretações uma tarefa de monitoramento e controle constantes.
■ Interpretar e produzir textos para responder às demandas da vida social enquanto cidadão.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo e Diseño Curricular de la Educación Secundaria da Província de Buenos Aires, Argentina

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