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Estação de rádio incentiva
estudos
Alunos de escola estadual no Satélite Íris 1 estreiam como locutores e redatores da emissora Rosina
De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Cláudia Nobre Marque Ortolan, a rádio educativa será gerenciada pelos próprios alunos. “Haverá programação todos os dias e eles irão divulgar matérias e boletins com ações da escola e da própria comunidade. O foco principal dessa atividade é melhorar o desempenho da aprendizagem dos alunos, na leitura e na escrita. Para isso, eles irão redigir notícias, a pauta, o roteiro e a lauda do que vai entrar na programação da rádio”, afirma.
O projeto é fruto de uma parceria do Instituto Robert Bosch com a ONG Gente Nova. A Rádio Rosinafaz parte do Programa Peça por Peça do Instituto Robert Bosch, que atua na formação de habilidades e atitudes para valorizar, descobrir e desenvolver as potencialidades de cada educador. O investimento na compra de equipamentos — caixas de som, microfone, notebook — e organização da estrutura do projeto foi de R$ 11 mil.
Cerca de 25 alunos irão gerenciar o projeto, mas todos eles participarão das atividades, segundo a coordenadora Cláudia. “O núcleo terá 25 alunos, que vão elaborar o roteiro e gerenciar, mas todos os outros serão beneficiados. Vamos orientá-los para que a programação diária inclua a participação de uma sala de aula diferente, de modo que ocorra a participação de todos”, diz. Para conhecer de perto a rotina, os alunos visitaram na última semana uma rádio local e chegaram a entrar ao vivo na programação.
Para Otávio Antoniacci, analista de responsabilidade social do Instituto Robert Bosch em Campinas, a ideia é que a programação ocorra nos intervalos.
“Ela terá dois horários base, das 7h às 7h20, e das 13h às 13h20. É um horário que as crianças estão entrando ou saindo para que a aula não seja prejudicada. Também será uma forma de amenizar o clima e das crianças aprenderem a prestar atenção no trabalho do colega”, explica.
Segundo Antoniacci, o projeto é inovador na cidade. “Além do aprendizado, a rádio vai auxilar no papel de estimular as crianças a irem à escola. Lá, elas terão um ambiente diferente e de integração. Também terão a oportunidade de ampliar o repertório cultural com as produção das matérias, com o conhecimento de novos estilos musicais”, completa.
No dia da estreia, em 26 de agosto, prontos para entrar no ar, empolgação e ansiedade não faltaram à garotada. Gabriela Melo Araújo, de 10 anos, aluna da 4ª série, estudou firme para fazer uma entrevista ao vivo no primeiro dia como jornalista. “ Vou entrevistar o senhor Otávio e fazer perguntas importantes para ele. Estou animada porque vou aprender muito e estou um pouquinho nervosa também.”
A animação do estudante Igor Alves, de 10 anos, também não era diferente. “Minha função é a de redator. Vou escrever o que o locutor vai falar. Já treinei bastante, mas estou um pouquinho nervoso, como todos os meus colegas. Mas acredito que vou desenvolver minha habilidade de escrever e falar.
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