HTPC – Parte I
20/09/2011
Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita.
Delia Lerner
20/09/2011
21/09/2011
Pauta:
Roda de Jornal
Carta de Leitor
Objetivo:
— Contribuir para formar e/ou ampliar o papel leitor dos professores.
— Refletir sobre o percurso pessoal dos professores como leitores de textos jornalísticos.
— Discutir sobre a importância das rodas de jornal no trabalho com os textos que circulam na esfera jornalística.
Agenda cultural:
Dica cultural: Frejat e Sinfônica da Unicamp – Red Eventos – 23/09 - Jaguariuna
Contextualização: Tendo em vista que, em
Atividades:
Coletivo:
1) Levantamento dos conhecimentos prévios dos professores sobre Carta de Leitor;
a. O que está em jogo quando lemos textos que circulam na esfera jornalística como reportagem, artigos de opinião, editorial, carta de leitor, entrevistas...?Que conhecimentos acionamos ? Por que lemos esses textos?
Nos Grupos:
2) Ler o artigo anexo e conversar sobre o mesmo se posicionando para depois
socializar para os demais grupos - Material de apoio: anexo 1
ALGUMAS QUESTÕES ( PÓS LEITURA E DISCUSSÃO DO ANEXO 1)
Questões para alimentar a conversa
¨ O que achou da reportagem?
¨ Se você tivesse que comentar com alguém o que achou da reportagem o que diria?
¨ Você conhece o suplemento de onde este texto foi retirado? Já leu algum exempla em outro momento?
¨ Você conhece o jornal de onde este texto foi retirado? Costuma lê-lo?
¨ O que você descobriu/aprendeu/ficou sabendo a partir dessa leitura?
Anexo 1
Projeto quer obrigar escola a anunciar Ideb
DO RIO
Tramita no Congresso um projeto de lei que obriga as escolas públicas a expor, na entrada do prédio, o seu Ideb. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é a nota dada a cada dois anos pelo Ministério da Educação às instituições escolares, após avaliação de aprendizagem de seus alunos.
A proposta da lei, apresentada pelo deputado federal Edmar Arruda (PSC/ PR), foi inspirada em sugestão feita pelo economista Gustavo Ioschpe em artigo na revista "Veja".
Projetos semelhantes tramitam em câmaras municipais e assembleias estaduais. Em Teresina (PI), por exemplo, falta apenas a sanção do prefeito.
Para Ioschpe, o argumento básico a favor da ideia é de que se trata do direito à informação. A nota do Ideb é pública, mas, para conhecê-la, é preciso acessar o site do MEC.
Uma vez conhecendo a nota da escola, o economista diz acreditar que os pais cobrarão melhorias, ou procurarão unidades com melhor desempenho para matricular os filhos.
"A maioria dos pais não sabe qual é o Ideb da escola e se mostra satisfeita com a qualidade da educação pública. Ao identificá-la como ruim, haverá pressão por melhoria, o que tende a gerar um desconforto positivo em escolas e gestores", diz Ioschpe. (AG)
Ler o artigo anexo e conversar sobre o mesmo se posicionando para depois
socializar para os demais grupos - Material de apoio: anexo 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário