30 de abril de 2011

Palestra 04 de Maio

CONVITE

COMEMORAÇÃO 1º DE MAIO


Discutiremos o mundo do trabalho e suas conseqüências no cotidiano dos
trabalhadores, bem como socializaremos a experiência da fábrica Flaskô
(única fábrica no Brasil sob a gestão dos trabalhadores).
Facilitadores: trabalhadores da Flaskô

Data: 04/05/2011
Horário: 19 horas
Local: Escola Estadual Rosina Frazatto, Rua Reverendo José Coelho Ferraz,
s/nº, Satélite Íris I

CRAS SATÉLITE ÍRIS I
EE ROSINA FRAZATTO

29 de abril de 2011

ATIVIDADES PERMANENTES NA ALFABETIZAÇÃO

Olá professores e pais
Segue abaixo, material estudado no último HTPC ( hora de trabalho pedagógico coletivo), na escola.
abraços à todos e boa leitura!!!
Cláudia

Sobre as atividades permanentes de alfabetização

Atividades permanentes são situações didáticas cujo objetivo é constituir atitudes, desenvolver hábitos e procedimentos, favorecer a familiaridade e/ou a reflexão sobre um tipo de conteúdo etc. Pressupõe um trabalho regular – de periodicidade semanal, quinzenal, diária... – que acontece de forma sistemática e previsível durante o tempo necessário para que o objetivo pretendido seja alcançado. Como a característica principal dessas atividades é a regularidade, elas são privilegiadas para o contato intenso com um determinado conteúdo, daí a sua importância no período da alfabetização.
Seguem inicialmente algumas sugestões que não são específicas para alfabetizar.

“‘Você sabia?’ – momento em que se discutem assuntos/temas de interesse das crianças. ‘Como viviam os dinossauros?’ ‘Por que a água do mar é salgada?’ ‘Como as crianças indígenas brincam?’. Cada aluno ou grupo pode se encarregar de tentar descobrir respostas para as perguntas. O professor também pode trazer, para esse momento, suas observações sobre o que mais mobiliza sua turma, em termos de curiosidade científica. É hora de trazer conteúdos das outras áreas curriculares: História, Geografia, Ciências, Matemática, Educação Física, como objeto de leitura e discussão.
Notícia da hora: momento reservado às notícias que mais chamaram a atenção das crianças na semana. Hora de exercitar o relato oral da criança que, por sua vez, vai aprendendo cada vez mais a relatar oralmente em situações como essas.
Nossa semana foi assim... Momento em que se retoma, de forma sucinta, o trabalho desenvolvido e se auxilia as crianças no relato e na síntese do que aprenderam; em que a memória de um pode/deve ser complementada com a fala do outro; em que o professor faz uma síntese escrita na lousa ou em cópias no papel ou de qualquer outro modo. Enfim, é hora de sistematizar, um pouco mais, as aprendizagens da semana: O que sabíamos? O que aprendemos? O que queremos aprender mais?
‘Vamos brincar?’ momento em que se ‘brinca por brincar’, em pequenos grupos, meninas com meninos, só meninas, só meninos, em duplas, em trios, sozinhos. É hora de o professor/a professora garantir a brincadeira, organizando, com as crianças, tempos, espaços e materiais para esse fim. É hora de observar as crianças nesse ‘importante fazer’. É hora de registrar essas observações para que possam ajudar o/a professor(a) a planejar outras atividades, a partir de um maior conhecimento sobre a turma, sobre cada criança.
Fazendo arte: momento reservado para as crianças conhecerem um artista específico (músico, poeta, pintor, escultor, etc.): sua obra, sua vida. Pode ser hora ainda de ‘fazer à moda de...’, em que as crianças realizam releituras de artistas e obras. Pode também ser momento de autoria de cada criança, por meio de sua expressão verbal, plástica, sonora.
Cantando e se encantando – momento em que se privilegiam as músicas que as crianças conhecem e gostam de cantar, sozinhas, todas juntas. É hora também de ouvir músicas de estilos e compositores variados, como forma de ampliação de repertório e gosto musical.
Comunidade, muito prazer! – momento em que se convidam artistas da região ou profissionais especializados (bombeiros, eletricistas, engenheiros, professores, repentistas, contadores de histórias, etc.) para irem à escola e fazerem uma apresentação/palestra/conversa. O evento demanda ação das crianças junto com o/a professor(a): elaborar o cronograma, selecionar as pessoas, fazer o convite, organizar a apresentação da pessoa, avaliar a atividade, etc.
A família também ensina... momento em que se convidam mãe, pai, avô, avó, tio, tia para contar histórias, fazer uma receita culinária, contar como se brincava em sua época, cantar com as crianças. É a família enriquecendo seus laços com a escola e com as crianças. É a família compartilhando seus saberes.
Descobri na Internet – para as crianças que têm acesso em casa ou na comunidade à rede mundial de computadores, é possível reservar um momento para as descobertas que realizam, a partir dessa ferramenta de informação.
Leitura diária feita pelo(a) professor(a) – momento em que se lê para as crianças. É momento de o leitor experiente ajudar a ampliar o repertório dos leitores iniciantes. É possível, por exemplo, ler uma história longa em capítulos, como se liam os folhetins, como se acompanha uma novela na TV, mas também se pode ler histórias curtas, como fábulas, crônicas, etc. Ou ler poemas, com muita expressividade, enfatizando aqueles cuja sonoridade das palavras, cujo jogo verbal são as tônicas da construção poética.
Roda semanal de leitura – com as possibilidades referidas e outras ainda, como, por exemplo, quando as crianças selecionam, de própria escolha, em casa, na biblioteca (de classe, da escola ou da cidade) livros/textos/gibis para ler em dias e horários predeterminados. Podem depois conversar sobre o que leram para seus colegas. São leitores influenciando leitores. São leitores partilhando leituras.”


Atividades permanentes de alfabetização

As atividades permanentes de alfabetização são situações de ensino e aprendizagem a serem propostas diariamente às crianças, até que elas se alfabetizem. São atividades orientadas pelo princípio metodológico da resolução de problemas, pelo propósito de favorecer a compreensão das regras de geração da escrita alfabética e pelo entendimento de que a alfabetização é resultado de um exercício permanente de análise e reflexão sobre a língua.
O princípio metodológico da resolução de problemas pressupõe que essas atividades sejam sempre situações desafiadoras, ou seja, ao mesmo tempo difíceis e possíveis de fazer. Para tanto, em se tratando da alfabetização, é condição o professor conhecer as hipóteses de escrita das crianças, para adequar a tarefa ao que elas podem realizar e para agrupá-las de modo que possam trabalhar produtivamente, aprendendo umas com as outras, ajudando-se umas as outras, questionando-se...
Uma atividade desse tipo é uma situação de aprendizagem de fato quando :
° as crianças precisam pôr em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo em torno do qual o professor organizou a tarefa;
° as crianças têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem a produzir;
° o conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real sem transformar-se em objeto escolar vazio de significado social;
° a organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível.
Sempre que possível, as atividades permanentes de alfabetização devem ser articuladas a outras propostas de trabalho e/ou situações cotidianas vivenciadas pelas crianças. Como por exemplo:








Objetivo
(Capacidades de uso da linguagem) Conteúdos
(O que é preciso ensinar explicitamente ou criar condições para que os alunos aprendam)
Propostas de atividade
(Situações de ensino e aprendizagem para trabalhar com os conteúdos)
Produzir uma escrita alfabética ou que dela se aproxime.
◦ Uso progressivo, para ler e escrever:
­ de diferentes estratégias de leitura

­ do conhecimento sobre como funciona o sistema alfabético de escrita

­ do conhecimento sobre a separação entre as palavras.
° Escrita de texto conhecido levando em conta o gênero e o contexto de produção, de acordo com sua hipótese de escrita.
° Reescrita de texto conhecido, levando em conta o gênero e seu contexto de produção, ditando-o ao professor ou escrevendo de acordo com a hipótese de escrita.


◦ Situações de leitura para refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético, como por exemplo:
- Ordenação de textos que sabe de cor
- Cruzadinhas acompanhadas de uma lista de palavras para consulta
- Adivinhas acompanhadas de lista de palavras com as respostas
- Ditado cantado (encontrar palavras definidas pelo professor em textos poéticos e narrativos)
- Listas compostas por palavras de um mesmo campo semântico (frutas, brincadeiras, títulos de histórias etc.) onde as crianças precisem encontrar a palavra solicitada pelo professor
- Pareamento entre trechos de histórias e seu título.
° Situações de leitura e escrita que envolvam palavras estáveis – como nomes próprios, por exemplo.
° Situações de escrita para refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético, como por exemplo:
- Escrita de textos que sabe de cor
- Reescrita de textos ou partes deles (individual ou em dupla)
- Escrita de uma adivinha a partir das respostas
- Escrita de listas de palavras de um mesmo campo semântico (nomes das crianças, brincadeiras, brinquedos, animais, frutas, material escolar, partes do corpo, compras a serem feitas etc), de preferência a partir de outras propostas realizadas ou de acontecimentos do cotidiano
- Escrita em dupla de bilhetes, recados, avisos
- Preenchimento de cruzadinha sem a relação de palavras (quando as crianças já apresentam escritas silábico-alfabéticas)
- Escrita de títulos de histórias a partir de trechos lidos pelo professor.

Como se pode ver, as atividades da terceira coluna do quadro acima são todas de ‘ler sem saber ler’ e de ‘escrever sem saber escrever convencionalmente’. Nesse caso, a criança precisa pôr em uso diferentes (e complexos) procedimentos de análise e reflexão sobre a escrita:
° Para poder ler textos quando ainda não sabe ler convencionalmente, é necessário que utilize o conhecimento de que dispõe sobre a escrita e ter informações parciais acerca do conteúdo do texto, podendo assim fazer suposições a respeito do que pode estar escrito.
° Para poder escrever textos quando ainda não se sabe escrever, é preciso que escolha quantas e quais letras vai utilizar – e, se a proposta for trabalhar junto com um colega que faz outras opções de uso das letras, refletir a respeito de escolhas diferentes para as mesmas necessidades.
° Para poder interpretar a própria escrita quando ainda não sabe ler e escrever, é preciso justificar as escolhas feitas, para si mesma e para os outros, com todas as explicações que isso demanda: por que sobram letras, ou por que elas parecem estar fora de ordem, por que parece estar escrito errado conforme seu próprio critério etc.
Segue abaixo alguns tipos de propostas destinadas às crianças que ainda não compreenderam como funciona a escrita alfabética, ou seja, que não compreenderam a correspondência letra-fonema.
“Quando as crianças ainda não estabelecem relação entre fala e escrita é fundamental criar situações de aprendizagem para que:
° Assistam muitos atos de leitura em que é mostrado onde está escrito o que se lê;
° ‘leiam’ textos cujo conteúdo sabem de cor, recebendo previamente a informação de qual texto é, para que possam tentar ajustar o que sabem que está escrito com a própria escrita;
° Escrevam pequenos textos (que lhes façam sentido) e ‘leiam’ suas escritas para o professor, justificando suas escolhas;
° Trabalhem com colegas que já compreenderam que há relação entre fala e escrita, mas que ainda não estejam alfabetizados;
° Realizem atividades com o próprio nome e com os nomes de pessoas que gostem.
Quando já estabeleceram relação entre fala e escrita, mas ainda não compreenderam a natureza da correspondência letra-som, é fundamental planejar situações de aprendizagem em que, além de procedimentos semelhantes aos descritos acima, as crianças:
° ‘leiam’ textos fazendo uso de outras estratégias de leitura além da decodificação (ou seja, estratégias de antecipação, inferência, seleção, verificação);
° Sejam desafiadas a pensar no valor sonoro convencional das letras;
° Interajam com colegas que dão soluções diferentes para os desafios colocados pelas atividades – por exemplo, quem que já tem algum conhecimento do valor sonoro convencional das letras trabalhando com quem que ainda não tem.
E, quando compreenderam muito recentemente a escrita alfabética, é fundamental planejar situações de aprendizagem para que as crianças:
° Leiam muitos textos de conteúdo parcialmente conhecido, de forma a se sentirem seguras para ler cada vez mais;
° Realizem atividades que coloquem em questão a divisão do texto em palavras e a ortografia;
° Trabalhem com colegas que já considerem a divisão do texto em palavras e a ortografia.”
Assim, o trabalho com atividades permanentes de alfabetização deve começar pela familiarização das crianças em relação aos procedimentos necessários para ‘ler sem saber ler’ e ‘escrever sem saber escrever’. É fazendo esse tipo de atividade que elas vão compreendendo como é possível proceder... De início, com ajuda do professor, depois, com os colegas e depois sozinha. É isso o que tem sido chamado de delegação progressiva de responsabilidade: à medida que as crianças vão se familiarizando com uma tarefa que não lhes é ainda conhecida, o professor vai passando da posição central para a de monitor – quando eles assumem a gradualmente responsabilidade de execução da tarefa.
Detalhando alguns tipos de atividades


ATIVIDADE O QUE O PROFESSOR PRECISA FAZER O QUE AS CRIANÇAS PRECISAM SABER O QUE AS CRIANÇAS PRECISAM FAZER
Leitura de listas ◦ Agrupar as crianças ajustando o nível de desafio às suas possibilidades, para que tenham problemas a resolver (ver o quadro abaixo Considerando o conhecimento das crianças).
◦ Apresentar a lista dizendo do que ela é.
◦ Propor a tarefa às crianças.
◦ Solicitar que elas socializem as respostas dizendo como foram encontradas. ◦ O conteúdo das listas. ◦ Ouvir o que pede o professor.
◦ Ler na lista o que foi solicitado pelo professor.
◦ Discutir com o colega para encontrar a palavra/título/frase solicitada.
◦ Compartilhar com os colegas as respostas encontradas.
Ordenação de textos (músicas, parlendas, poesias e outros textos poéticos)
◦ Agrupar as crianças ajustando o nível de desafio às suas possibilidades, para que tenham problemas a resolver (ver o quadro abaixo).
◦ Informar qual é o texto que será ordenado, solicitando que a classe fale-o em uníssono.
◦ Ler a tarefa para as crianças.
◦ Solicitar que ao final da atividade elas socializem as respostas dizendo como foram encontradas. ◦ Saber o texto de memória.

 Importante: Para realizar essas atividades os alunos devem saber o texto de memória, mas não precisam conhecer a escrita do texto. Se o texto fizer parte de algum material escrito (livro, cartaz, caderno de leitura...) utilizado pela classe, ele não deverá ser consultado quando da realização da atividade. ◦ Ouvir o que pede o professor.
◦ Discutir com o colega para encontrar o verso ou palavra.
◦ Ordenar o texto.
◦ Compartilhar com a classe a ordenação.
VARIAÇÃO PARA ALUNOS COM ESCRITA ALFABÉTICA E SILÁBICO-ALFABÉTICA
◦ Entregar para as crianças só as letras móveis necessárias para escrever a música, poesia ou parlenda informando que eles estão recebendo todas as letras necessárias para escrever o texto (se for curto) ou determinado trecho (se o texto for longo) e que não deve sobrar (e nem faltará) nenhuma letra
OU
◦ Solicitar que escrevam o texto.
Leitura de respostas a adivinhas ◦ Agrupar as crianças ajustando o nível de desafio às suas possibilidades, para que tenham problemas a resolver (ver o quadro abaixo).
◦ Ler a adivinha para as crianças.
◦ Propor a tarefa.
◦ Solicitar que as crianças socializem as respostas dizendo como foram encontradas. ◦ A resposta da adivinha. ◦ Ouvir a leitura feita pelo professor.
◦ Ler o que foi solicitado pelo professor.
◦ Discutir com o colega para encontrar a resposta da adivinha.
◦ Compartilhar com os colegas as respostas encontradas.
VARIAÇÕES PARA ALUNOS COM ESCRITA ALFABÉTICA OU SILÁBICO-ALFABÉTICA
◦ Propor que as crianças leiam a adivinha e encontrem a resposta
OU
◦ Pedir que leiam a adivinha e escrevam a resposta.
Leitura de palavras de uma lista para preencher uma cruzadinha ◦ Agrupar as crianças ajustando o nível de desafio às suas possibilidades, para que tenham problemas a resolver (ver o quadro abaixo).
◦ Propor a tarefa.
◦ Solicitar que as crianças socializem as respostas dizendo como foram encontradas. ◦ Que devem encontrar a palavra correta na lista dentre várias de mesma quantidade de letras (algumas que, inclusive, começam e terminam igual). ◦ Contar o número de quadradinhos correspondente à figura escolhida para iniciar (assim saberá quantas letras tem a palavra a ser procurada).
◦ Ler as palavras para encontrar o nome equivalente à figura.
◦ Discutir com o colega para encontrar o nome procurado.
◦ Copiar a palavra que se julga a correta.
◦ Compartilhar com os colegas as respostas encontradas.
VARIAÇÕES PARA ALUNOS COM ESCRITA ALFABÉTICA OU SILÁBICO-ALFABÉTICA
◦ Distribuir uma folha com a mesma cruzadinha, mas sem a lista de palavras.
◦ Propor que as crianças preencham a cruzadinha como se faz palavras cruzadas habitualmente.
CONSIDERANDO O CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS
Crianças não-alfabetizadas:
◦ As crianças com escrita silábica, que já fazem uso do conhecimento sobre o valor sonoro convencional das letras, podem ser agrupadas com crianças de escrita silábica que fazem pouco uso desse conhecimento ou que desconhecem o valor sonoro ou com crianças de escrita pré-silábica.
◦ É fundamental que as crianças com escrita pré-silábica não sejam agrupadas entre si para realizarem esse tipo de atividades de leitura: para elas, é importante a interação com quem já sabe que a escrita representa a fala, o que elas ainda não descobriram.
Crianças de escrita silábico-alfabética ou alfabética:
◦ As atividades podem ser transformadas em atividade de escrita: nesse caso, a tarefa é escrever as palavras e não lê-las.
Acima, há apenas alguns tipos de atividade, todos de leitura. Optamos por detalhar um pouco mais as atividades de leitura porque as de escrita em geral são mais familiares de todos.
As atividades permanentes de alfabetização não variam muito, pois o mais importante nesse caso não é a novidade, mas sim a possibilidade de mobilizar os procedimentos que podem fazer com que as crianças analisem o funcionamento da escrita alfabética. De qualquer modo, segue abaixo uma relação de variações (não só para as atividades de alfabetização), que podem sugerir idéias de como introduzir mudanças nas propostas.
As variações são possíveis em relação a:

◦ “material (lápis, caneta...), instrumento (à mão, à máquina, no computador...) ou suporte (em papel comum ou especial, na lousa, com letras móveis...);
◦ tipo de atividade: escutar, ler, escrever, recitar, ditar, copiar etc.;
◦ unidade lingüística (palavra, frase, texto);
◦ gênero de texto;
◦ modalidade (oralmente ou por escrito);
◦ tipo de registro ou de instrumento utilizado (com ou sem gravador, com ou sem vídeo ou por escrito);
◦ conteúdo temático (sobre o quê);
◦ estratégia didática (com ou sem preparação prévia, com ou sem ajuda do professor, com ou sem consulta...);
◦ duração (mais curta, mais longa...) e freqüência (pela primeira vez, freqüentemente...);
◦ tamanho e tipo de letra;
◦ circunstância, destino e objetivo (quem, onde, quando, de que modo, a quem, para que... etc.);
◦ tipo de agrupamento (individual, em dupla, em grupos maiores);
◦ com ou sem algum tipo de restrição explícita (sem erros, com pontuação, com letra bonita, com separação entre palavras, etc.)”.
Uma atividade se transforma em outra se, por exemplo, de individual passa a ser em dupla ou é realizada com toda a classe – e vice-versa. O mesmo ocorre se for feita com ajuda ou sem ajuda, com ou sem consulta, com ou sem rascunho, de uma só vez ou em duas ou mais vezes, no caderno ou em papel especial para ser exposto num mural, com letras móveis, com cartões, na lousa, no computador ou escrito a lápis...

27 de abril de 2011

A construção da Escrita - Parte 5

A construção da Escrita - Parte 4

A construção da Escrita - Parte 3

A construção da Escrita - Parte 2

A construção da Escrita - Parte 1

Rotina Semanal - Arte Profª Valdirene

ROTINA SEMANAL DE 18 de ABRIL Á 29 ABRIL DOS 1º ANOS
CONTINUAÇÃO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS
Construção de um coelho com formas de círculo,borboleta com triangulo e retângulo,leitura do livro um redondo pode ser quadrado.Inventar desenhos usando as formas.
Trabalho com colagem e recorte.
ROTINA SEMANAL DE 18 DE ABRIL Á 29 DE ABRIL DOS 3º ANOS
CONTINUAÇÃO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS
Historia do tangran na lousa digital vídeo,apresentação de várias figuras para montar.
Confecção do tangran,pintura e recorte.
Debate de quantas figuras podemos fazer com as formas geométricas do tangran.

ROTINA SEMANAL DE 18 DE ABRIL Á 29 DE ABRIL DAS 4ª séries

Apresentação ,história do PINTOR PORTINARI na lousa digital,debate sobre a obra RETIRANTES, a expressão dos sentimentos do artista contida nesta obra.
Vídeo na lousa digital com as obras dos GEMEOS (grafiteiros),comparação das duas realidades, e como os pintores desenham o povo brasileiro,cores,traços,formas,espaço,o tridimensional.
Debate e reflexão sobre as duas obras,e a realidade social.

Rotina Semanal 1ºs anos

ROTINA DO DIA 25 À 29 DE ABRIL ( 1º ano A e B)
25/04 – 2ª FEIRA
LEITURA DE TEXTO INFORMATIVO SOBRE O CORPO HUMANO (HQ LEITURA EM PARTES)
RODA DE CONVERSA SOBRE AS PARTES DO CORPO, VISUALIZANDO ESQUEMA CORPORAL FIGURAS (MATERIAL PROJETO BOSCH)
MATEMÁTICA: CONTAGEM DE TAMPINHAS/ RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Brincadeiras na sala de aula.

DIA: 26/04 - 3ª FEIRA
LEITURA: texto informativo sobre a profissão de carteiro (introdução do livro O carteiro chegou
Autores: Janet e Allan - Ed. Cia das letrinhas
Roda de conversa: discussão sobre o carteiro... Conversa sobre o livro. Quais leituras de contos, bilhetes, cartas etc.
Matemática: desenho da cozinha da casa do aluno.
Hora de leitura

DIA: 27/04 – 4ª FEIRA ( ARTES E ED. FÍSICA)
LEITURA de nomes dos alunos da sala de aula ( chamadinha mural ) Roda de conversa: sobre aniversário (quem já fez ou vai fazer aniversário)
Lista de aniversariantes dos meses: janeiro, fevereiro, março e abril
Lição de casa

DIA: 28/04 – 5ª FEIRA
LEITURA: Os três Ursos - gênero literário/ contos
Roda de conversa: tema da leitura
Jogos de mesa / projeto Bosch/ cantinhos
MATEMÁTICA: bingo com números (sistema de numeração decimal)

DIA: 29/04 – 6ª FEIRA
LEITURA: texto instrucional sobre regra de jogo: jogo de memória
Roda de conversa: O que conhecem sobre brincadeiras antigas
Pesquisa para casa: entrevista com alguém da família sobre brincadeiras do tempo da vovó.
Matemática: contagem de tampinhas (explorar dezena e meia dezena)

26 de abril de 2011

Rotina Semanal - 3ºs anos

Semana de 25 à 29 de Abril

Segunda-feira:Leitura pelo professor:Texto literário -Conto
Atividade avaliativa de Matemática
Hora da leitura



Terça-feira:Leitura pelo professor:Texto literário-Fábula
Atividade avaliativa de Português
Roda da conversa:Brincadeiras de ontem e hoje


Quarta-feira:Leitura pelo professor:Texto literário-Poesia
Projeto didático:Tartaruga Marinha-Atividade 19B,página 28(Ler e escrever)-Leitura
Reescrita coletiva-Tartaruga Marinha
Roda da conversa:Confeccionando brinquedo


Quinta-feira:Leitura pelo professor:Texto literário-Lenda
Análise e reflexão da língua-Atividades 10 e 24(Ler e Escrever)-Ortografia M e N
Hora de leitura


Sexta-feira:Leitura pelo professor:Texto literário-Conto
Sistema monetário brasileiro:Trabalhando com encartes-escrita e leitura númerica,comparação,ordenação,cálculo
Atividade de leitura:Texto fragmentado-cantiga

Rotina Semanal - Arte Profª Agda

Rotina Semanal Artes (Prof.ª Agda) de 18 à 20/04
1º ANOS: ANALISANDO O ESPAÇO – a sala dos primeiros acaba de receber novos pisos (com ilustrações pedagógicas – uma cidade). A euforia das crianças será canalizada em um trabalho de reconhecimento desse novos espaço pensando aspectos sensoriais como o tato e a visão. Depois as crianças poderão preencher a cidade desenhada no piso, até então inanimada. Eles serão convidados a habitar e recriar a paisagem da cidade com seus desenhos.

2º ANOS: ILUSTRANDO ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS – finalização do livro confeccionado pelas crianças que irá servir de suporte para os desenhos que elas farão a partir da escuta da história do livro de Alice no País das Maravilhas. O escuta da história dá a criança a oportunidade de rememorar, recontar e resignificar a história através do desenho e de seu entendimento (esse passa tanto pelas experiências vividas como por aspectos inconscientes que surgem a partir do contato com a história)

3º ANOS: MITOLOGIA E IMAGINAÇÃO - no início do bimestre as crianças entraram em contato com a mitologia grega através da história do Minotauro que, derrotado por Teseu, morre dentro do labirinto da Ilha de Creta. Agora as aulas estão mescladas entre o desenvolvimento de um labirinto, onde as crianças irão colocar seus maiores medos (monstros) e aquilo que lhes inspira coragem (heróis) e a exibição do Sítio do Pica-Pau amarelo (edição antiga do programa) com o episódio que montra a história do Minotauro.

Rotina Semanal Artes (Prof.ª Agda) de 25 à 29/04
1º ANOS: A COR – essa faixa etária começa entrar em contato com aspectos cognitivos que antes eram intuitivos e sensoriais. É necessário que se inicie a compreensão dos materiais assim como a capacidade de nomeá-los. A partir da contação da história Bom dia Todas as cores de Ruth Rocha e de um cenário montado em sala de aula, as crianças terão a oportunidade de conhecer/reconhecer o nome das cores e utilizá-las em um desenho de reelaboração da história.
2º ANOS: ILUSTRANDO ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS – contação da história de Alice no País das maravilhas de Lewis Carroll utilizando alguns artefatos (objetos da história) para tornar a história mais significativa. Após a história os alunos podem resignificá-la através do primeiro desenho do livro confeccionado por eles.
3º ANOS: MITOLOGIA E IMAGINAÇÃO – continuação da confecção do labirinto (com os medos e heróis) e a exibição do Sítio do Pica-Pau Amarelo (versão antiga do programa) com o episódio do Minotauro. O desenho do labirinto pode trazer uma noção espacial e de abstração para a criança, mas, mais importante que isso, o símbolo do labirinto interior do ser humano, juntamente com a pesquisa por personagens que apresentem medo ou coragem, como no caso dos heróis, coloca a criança em contato com sentimentos interiores, elaborando seus próprios medos e criando imagens pessoais e criativas.

Rotina Semanal - Arte Profª Agda

Rotina Semanal Artes (Prof.ª Agda) de 18 à 20/04
1º ANOS: ANALISANDO O ESPAÇO – a sala dos primeiros acaba de receber novos pisos (com ilustrações pedagógicas – uma cidade). A euforia das crianças será canalizada em um trabalho de reconhecimento desse novos espaço pensando aspectos sensoriais como o tato e a visão. Depois as crianças poderão preencher a cidade desenhada no piso, até então inanimada. Eles serão convidados a habitar e recriar a paisagem da cidade com seus desenhos.

2º ANOS: ILUSTRANDO ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS – finalização do livro confeccionado pelas crianças que irá servir de suporte para os desenhos que elas farão a partir da escuta da história do livro de Alice no País das Maravilhas. O escuta da história dá a criança a oportunidade de rememorar, recontar e resignificar a história através do desenho e de seu entendimento (esse passa tanto pelas experiências vividas como por aspectos inconscientes que surgem a partir do contato com a história)

3º ANOS: MITOLOGIA E IMAGINAÇÃO - no início do bimestre as crianças entraram em contato com a mitologia grega através da história do Minotauro que, derrotado por Teseu, morre dentro do labirinto da Ilha de Creta. Agora as aulas estão mescladas entre o desenvolvimento de um labirinto, onde as crianças irão colocar seus maiores medos (monstros) e aquilo que lhes inspira coragem (heróis) e a exibição do Sítio do Pica-Pau amarelo (edição antiga do programa) com o episódio que montra a história do Minotauro.

Rotina Semanal Artes (Prof.ª Agda) de 25 à 29/04
1º ANOS: A COR – essa faixa etária começa entrar em contato com aspectos cognitivos que antes eram intuitivos e sensoriais. É necessário que se inicie a compreensão dos materiais assim como a capacidade de nomeá-los. A partir da contação da história Bom dia Todas as cores de Ruth Rocha e de um cenário montado em sala de aula, as crianças terão a oportunidade de conhecer/reconhecer o nome das cores e utilizá-las em um desenho de reelaboração da história.
2º ANOS: ILUSTRANDO ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS – contação da história de Alice no País das maravilhas de Lewis Carroll utilizando alguns artefatos (objetos da história) para tornar a história mais significativa. Após a história os alunos podem resignificá-la através do primeiro desenho do livro confeccionado por eles.
3º ANOS: MITOLOGIA E IMAGINAÇÃO – continuação da confecção do labirinto (com os medos e heróis) e a exibição do Sítio do Pica-Pau Amarelo (versão antiga do programa) com o episódio do Minotauro. O desenho do labirinto pode trazer uma noção espacial e de abstração para a criança, mas, mais importante que isso, o símbolo do labirinto interior do ser humano, juntamente com a pesquisa por personagens que apresentem medo ou coragem, como no caso dos heróis, coloca a criança em contato com sentimentos interiores, elaborando seus próprios medos e criando imagens pessoais e criativas.

Vídeo : Nome Próprio

19 de abril de 2011

Rotina Semanal Artes - Profª Valdirene

ABRIL DOS 1º ANOS
CONTINUAÇÃO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS
Construir e reconstruir conceitos geométricos desenvolvendo coordenação motora fina, perspectiva e desenhar e interpretar formas planas e espaciais através de uma composição com colagem e papel.


ROTINA SEMANAL DE 11 DE ABRIL Á 15 DE ABRIL DOS 3º ANOS
CONTINUAÇÃO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS
Apresentação de obras e construções geométricas.
Na lousa digital vários modelos de prédios,casas,monumentos,comércios,
Entre outros,estaremos visualizando inúmeras formas geométricas planas espaciais.
Composição na sala com geoplano,atividade em grupo e individual,montar os desenhos.








ROTINA SEMANAL DE 11 DE ABRIL Á 15 DE ABRIL DAS 4ª séries

CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA EM QUADRINHO

Debate sobre a questão social do Nordeste,e uma enquête sobre a migração para o estado de São Paulo.
Finalização dos quadrinhos.















Ao andarmos pela cidade observando os prédios, casas, monumentos,



comércios, entre outros, estaremos visualizando inúmeras formas geométricas, planas e espaciais. Os arquitetos são os responsáveis por utilizarem a imaginação na elaboração de construções geométricas.

Brasília é um exemplo de cidade construída utilizando modelos e formas geométricas. Uma cidade repleta de formas que chamam a atenção pela beleza e ousadia das construções. Veja algumas imagens de Brasília e outras cidades brasileiras:


CONTINUAÇÃO DO PROJETO COPA:
ORIGAMI DA BRANDEIRA DO BRASIL,TRABALHAMOS PINTURA RECORTE E A COLAGEM AO MESMO TEMPO.
Construir e reconstruir conceitos geométricos desenvolvendo coordenação motora fina, perspectiva e desenhar e interpretar formas planas e espaciais através do origami.
3466-8888Desenhos Geométricos

Formatos geométricos
Os desenhos geométricos estão presentes em diversos locais, constituindo vários objetos. Se olharmos ao nosso redor, verificamos que as formas encontradas são classificadas pela Geometria em relação aos modelos conhecidos. A Bandeira Nacional é o nosso símbolo, conhecido em diversos locais pelo mundo. Se formos analisá-la bem, notamos a presença de alguns desenhos. Veja:

Bandeira do Brasil


A Bandeira é formada pela união das seguintes figuras:

1 retângulo: verde
1 losango: amarelo
1 circunferência: azul



Ao andarmos pela cidade observando os prédios, casas, monumentos, comércios, entre outros, estaremos visualizando inúmeras formas geométricas, planas e espaciais. Os arquitetos são os responsáveis por utilizarem a imaginação na elaboração de construções geométricas.

Brasília é um exemplo de cidade construída utilizando modelos e formas geométricas. Uma cidade repleta de formas que chamam a atenção pela beleza e ousadia das construções. Veja algumas imagens de Brasília e outras cidades brasileiras:




Brasília: Catedral, Ponte JK, Palácio da Alvorada e Congresso Nacional



São Paulo: Edifício Copan




Rio de Janeiro: Mirante Museu Contemporâneo




Goiânia: Centro Cultural Oscar Niemeyer


A Geometria está em todos os locais, obras, figuras e objetos espaciais.

Por Marcos Noé
Matemático
Equipe Escola Kids
Avaliação
6.9
Participação: 3 Comentários
Avaliação:
Se você quer comentar também Clique aqui

Rotina Semanal 4ºs anos

Semana de 18 à 22 de Abril
2ª FEIRA
LEITURA DA PROFESSORA – LITERÁRIA (MONTEIRO LOBATO)
RODA DA CONVERSA
TEXTO SOBRE O ÍNDIO
ATIVIDADES SOBRE O ÍNDIO
REVISÃO DA AULA ANTERIOR
SITUAÇÃO PROBLEMA
3ª FEIRA
LEITURA DA PROFESSORA –
BIOGRAFIA (MONTEIRO LOBATO)
RODA DA CONVERSA
TEXTO: TIRADENTES
ACRÓSTICO
REVISÃO DA AULA ANTERIOR
NOÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO
4ª FEIRA
LEITURA PROFESSORA – PÁSCOA
RODA DA CONVERSA
RECEITA : BRIGADEIRO
ATIVIDADES SOBRE A RECEITA
UNIDADES DE MEDIDA
REVISÃO DA AULA ANTERIOR

5ª FEIRA E 6ª FEIRA
FERIADO

Rotina Semanal 3ºs anos

ROTINA SEMANAL DOS 3º ANOS DE 18/04 A 20/04/2011

SEGUNDA-FEIRA
LEITURA PELA PROFª DE TEXTO LITERÁRIO: POESIA
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
RODA DA CONVERSA (MONTEIRO LOBATO)
HORA DA LEITURA

TERÇA-FEIRA
LEITURA PELA PROFª DE TEXTO LITERÁRIO: CONTO
RODA DA CONVERSA (TEXTO INFORMATIVO)
BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO
ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS (PERSONAGENS, CRUZADINHAS)

QUARTA-FEIRA
LEITURA PELA PROFª DE TEXTO LITERÁRIO: LENDA
RODA DA CONVERSA (POVOS INDÍGENAS)
CALCULAR DE DIFERENTES MANEIRAS A SOMA DE NÚMEROS NATURAIS
ANTECESSOR E SUCESSOR

Rotina Semanal 4ªs séries

Semana de 18 à 22 de Abril

2ª feira (18/04)

Cabeçalho
Calendário
Leitura da diária: texto literário
Roda da conversa
Avaliação de língua portuguesa
Relato pessoal sobre a avaliação

3ª feira (19/04)

Cabeçalho
Calendário
Leitura diária: texto literário
Roda da conversa
Avaliação de matemática
Explorando as operações

4ª feira (20/04)

Cabeçalho
Calendário
Leitura diária: texto literário
Roda da conversa
Texto instrucional: receita
Fazendo culinária em sala de aula (beijinho de leite em pó)

***Fica a critério de cada professora a escolha do texto literário



5ª feira (21/04)

FERIADO


6ª feira (22/04)

FERIADO

Rotina Semanal 1ºs anos

Semana de 18 à 20 de Abril

Rotina dos 1º anos: A e B


18/04 – Leitura: Texto informativo sobre o índio

Roda de conversa: Regras sobre a sala de aula.
• Organização dos cantinhos.
• Projeto Bosch (chamadinha, em ordem alfabética e escrita dos nomes.
• Jogo pedagógicos (mesa) matemática : seqüência numérica.
• Filme educativo.


19/04 – Leitura: História do Brasil.

Roda de conversa: Debate sobre a história do Brasil.
Música: Pindorama (palavra cantada)
• Ilustração sobre a música Pindorama.
Matemática: Situações-problemas (jogos e brinquedos do projeto Bosch).


20/04 – Leitura informativo sobre a páscoa.

Roda de conversa: O significado da páscoa.
• Registro escrito e ilustração sobre leitura.
• Saquinho surpresa (adoçar a boquinha).

11 de abril de 2011

Rotina Semanal 4ºs anos

Semana de 11 à 15 de Abril

2ª feira
Leitura da professora – literária
Roda da conversa
Retomada da aula anterior e correção
Texto , leitura compartilhada
Reflexão sobre a língua
Antecessor e sucessor (matemática)

3ª feira
Leitura da professora – contos
Roda da conversa
Retomada e correção da aula anterior
Geometria (matemática)
Texto o – reciclagem (ciências)
Interpretação do texto do lixo

4ª feira
Leitura da professora – jornalístico
Roda da conversa
Retomada e correção da aula anterior
Geografia: trajeto de casa até a escola, sua paisagem
Gráfico e tabela (matemática)

5ª feira
Leitura da professora – instrucional : receita
Roda da conversa
Retomada e correção da aula anterior
História: sistema solar
Produção sobre o sistema solar
Matemática: sistema de numeração decimal
Leituras de gibi,recreio e picolé

6ª feira
Leitura da professora – poesia
Roda da conversa
Texto sobre o dia do índio
Ilustração
Revisão do conteúdo da semana
Hora da leitura

Rotina Semanal - 2ºs anos

Semana de 11 á 15 de Abril
SEGUNDA-FEIRA: Leitura inicial feita pela prof.De texto científico.
Ciências: Explorando o ambiente (livro pag.20,21e22. Comunicação oral e escrita.
Matemática: Números ordinais pag.27,28e29.


TERÇA-FEIRA: Leitura inicial feita pela prof.De texto trava-lingua.
Texto compartilhado.
Atividades contextualizadas sobre o texto.
Matemática: Material Dourado


QUARTA-FEIRA: Leitura inicial feita pela Prof. De texto Cantiga.
Atividades do livro ler e escrever pag.21,22e23.
Comunicação oral e escrita.
Matemática: Medir e comparar pag.42e43.

QUINTA-TEIRA: Leitura inicial feita pela prof.De texto literário .
Projeto animais marinhos.
Comunicação oral e escrita.
Atividades extra-classe(Vídeo).


SEXTA-FEIRA: Leitura inicial feita pela prof.De texto literário:Poesia.
Texto compartilhado:Rimas.
Atividades contextualizadas sobre o texto.
Roda da conversa.
Bingo de números.

Rotina Semanal - Educação Física

04 E 05 DE ABRIL
1ºs ANOS:
REGISTRO DE APRENDIZAGEM: ESQUEMA CORPORAL
IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES E PINTURA DO DESENHO DO CORPO;
BRINCADEIRAS DE MOVIMENTAÇÃO DE CADA PARTE DO CORPO;

3ºs ANOS:
ORIENTAÇÃO ESPACIAL
MÚSICA E MOVIMENTOS MODIFICADOS: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ;
CORRIDA DOS CÍRCULOS;
PEGA-PEGA E VARIAÇÕES PARA RETOMAR A ORIENTAÇÃO ESPACIAL;


12 E 13 DE ABRIL

1ºs ANOS:
ESQUEMA CORPORAL
UTILIZAÇÃO DO BONECO ARTICULADO PARA CONHECER OS MOVIMENTOS CORPORAIS;
JOGO COM FIGURAS DAS PARTES DO CORPO, PARA TOCAREM AS PARTES DO CORPO SOLICITADAS NAS FIGURAS;

3ºs ANOS:
CONHECIMENTO SOBRE RESPEITO E REGRAS: ATIVIDADE EM SALA DE AULA;
DINÂMICA PARA FIXAR REGRAS E RESPEITO ÀS REGRAS, AOS COLEGAS E ÀS PROFESSORAS;

6 de abril de 2011

Palestra 07 de Abril


A comunidade do Satélite Iris I, está cordialmente convidada para a palestra da ONG " Esperança e Vida".
Dia: 07/04/2011
Horário: 19:00h
"Contamos com sua presença"

4 de abril de 2011

Rotina Semanal 1ºs anos

Semana de 04 à 08 de Março

04/04-Segunda-feira
Leitura: Fábula-Filme
Roda da Conversa
Nome Próprio
Músicas Infantis
Matemática: Conceito de Números.

05/04-Terça-feira
Leitura Informativa
Nome Próprio
Texto: A cigarra e a formiga
Músicas infantis
Jogos: Projeto Bosch
Alfabeto Móvel.

06/04-Quarta-feira
Leitura Informativa;
Nome Próprio;
Texto: A cigarra e a formiga-Reconto;
Músicas infantis;
Alfabeto móvel;
Matemática- Conceito de Números.

07/04-Quinta-feira
Roda da Conversa
Nome Próprio
Texto: A cigarra e a formiga;
Músicas infantis;
Jogos : Projeto Bosch
Matemática: Conceito de Números;

08/04-Sexta-feira
Roda da Conversa
Texto informativo
Reconto da Fábula: A cigarra e a formiga
Músicas infantis
Matemática: Conceito de Números;
Jogos: Projeto Bosch e Dia do Brinquedo.

Rotina Semanal 2ºs anos

Semana de 04 à 08 de Março

Segunda-feira
Leitura textos Literários

-comunicação oral sobre o texto lido
-português livro pags. 23,24,25e 26 –identificação das letras vogais e consoantes.

-matemática

quantidade ,seqüência livro pags.35 e numerais até 50 e antecessor e sucessor

Terça-feira
Leitura textos Literários

-livro ler e escrever cruzadinhas e escritas das palavras
-escrever as palavras separação quanto aos números de letras e silabas.

-matemática

pags. 36,37,38,39,40 e 41 formas geométricas identificação e seqüência lógica das formas.

Quarta-feira
Leitura textos Literários

-comunicação oral do texto lido
-matemática livro pags. 42,43,44,e 45
Quantidades , maior ou menor

-português

pags. 27,28,29 e 30 texto trocando as letras R/G

Quinta-feira
Leitura textos Literários

-Projeto Animais do Mar
- leitura do texto da baleia jubarte
-Comunicação oral sobre o texto
- atividades suplementar dos animais

- matemática

jogo de quantidades pags. 46 e 47 do livro

Sexta-feira
Leitura textos Literários

-matemática passando dos dez pags.48,49,50 e 51
seqüência e quantidade

-Português pags. 31,32,33,34e 35 , texto e escrita de palavras cruzadinhas

Rotina Semanal 3ºs anos

Semana de 04 à 08 de Março



SEGUNDA-FEIRA: LEITURA PELA PROFª DE TEXTO INSTRUCIONAL
RODA DA CONVERSA
NÚMEROS: LEITURA, ESCRITA, COMPARAÇÃO E ORDENAÇÃO
SITUAÇÕES PROBLEMAS ENVOLVENDO ADIÇÃO.

TERÇA-FEIRA: LEITURA PELA PROª DE TEXTO LITERÁRIO POESIA
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: MATERIAL DOURADO E ÁBACO
CALCULO DA ADIÇÃO ( DECOMPOSIÇÃO NUMÉRICA)

QUARTA-FEIRA: LEITURA PELA PROFª DE UM TEXTO INFORMATIVO( REVISTA RECREIO)
TEXTO COMPARTILHADO
INTERPRETAÇÃO ORAL E ESCRITA
REFLEXÃO ORTOGRÁFICA

QUINTA-FEIRA: LEITURA PELA PROFª DE TEXTO JORNALÍSTICO
PROJETO DIDÁTICO: ANIMAIS DO MAR( BALEIA JUBARTE)
LEITURA COMPARTILHADA E LOCALIZAÇÃO NO TEXTO DE INFORMAÇÕES SOLICITADAS.
DOBRADURA
REESCRITA COLETIVA.

SEXTA-FEIRA: LEITURA PELA PROFª DE TEXTO HUMORÍSTICO
PROJETO DIDÁTICO ANIMAIS DO MAR: PRODUÇÃO DE ESCRITA
(FICHA TÉCNICA)
ATIVIDADE COMPARTILHADA DO LER E ESCREVER ( TEXTO FRAGMENTADO , ATIV. 13 E 14)

Rotina Semanal 4ºs anos

Semana de 04 à 08 de Março


2ª FEIRA
LEITURA DA PROFESSORA – H.Q.
RODA DA CONVERSA
Projeto ler e escrever: comparação coletiva da fábula - A cegonha e a raposa (listar)
Matemática: Números e curiosidades

3ª feira
Leitura da professora – bula ( texto instrucional)
Roda da conversa
Projeto ler e escrever: escrita coletiva da comparação da fábula
Matemática : Sequência

4ª feira
Leitura da professora – narrativa
Roda da conversa
Projeto ler e escrever: escrita em dupla da comparação da fábula
Matemática: antecessor e sucessor

5ª feira
Leitura da professora - jornalístico
Roda da conversa
Projeto ler e escrever: revisão em dupla da comparação
Matemática : sequência

6ª feira
Leitura da professora – contos
Roda da conversa
Vídeos de fábulas
Comentários do vídeo
Situação problema
Hora da leitura

Rotina Semanal 4ªs séries

Semana de 04 à 08 de Março


SEGUNDA-FEIRA (04/04)
* Leitura diária feita pela professora de texto jornalístico
* Leitura compartilhada
* Projeto didático: "Uma lenda, duas lendas, tantas lendas..."
* Matemática: Situações problema e tabela de adição (Jornada de matemática)

TERÇA-FEIRA (05/04)
* Leitura diária feita pela professora de texto instrucional
* Produção de texto: reescrita do trecho de uma lenda
* Matemática: Números naturais

QUARTA-FEIRA (06/04)
* Leitura diária feita pela professora de lenda
* Projeto didático: "Uma lenda, duas lendas, tantas lendas..."
* Matemática: Geometria e bingo das metades (Jornada de matemática)

QUINTA-FEIRA (07/04)
* Leitura diária feita pela professora de uma fábula
* Revisão de texto
* Matemática: Grandezas e medidas

SEXTA-FEIRA (08/04)
* Leitura diária feita pela professora de um conto
* Oficina de poesia
* Matemática: Tratamento de informação
*Hora da leitura

1 de abril de 2011

Rotina Semanal Arte - Professora Valdirene

ROTINA SEMANAL DE 30/31DE MARÇO 01/ 08 DE ABRIL DOS 1º ANOS
CONTINUAÇÃO/ FORMAS GEOMÉTRICAS
Apresentação de várias formas para fazer o desenho,e montar em grupo na lousa digital, manuseio observação e exploração no concreto.
ROTINA SEMANAL DE 28 MARÇO /08 DE ABRIL DOS 3º ANOS
CONTINUAÇÃO (formas geométricas) /OBRAS SOBRE CUBISMO
Aulas na lousa digital,com apresentação das obras,debate.
Construir desenhos de sua realidade,observar o mundo e as imagens que o cercam, interpretar objetos,esculturas e arquitetura ampliando seu repertório desenvolvendo coordenação motora e cognitiva através de várias composições.
ROTINA SEMANAL DE 28 DE MARÇO/ 08 DE ABRIL DAS 4º SÉRIES
CONTINUAÇÃO/ HISTORIA EM QUADRINHO
Trabalhar a realidade do filme,observando as imagens,outra cultura.
Debate sobre o assunto do curta, uma critica social da realidade de muitas crianças,que param de trabalhar para estudar.
Fazer uma releitura em forma de quadrinhos, com as próprias interpretações.

Rotina Semanal 1ºs anos

Semana de 04 à 08 de Março


04/04-Segunda-feira
Leitura: Fábula-Filme
Roda da Conversa;
Nome Próprio
Músicas Infantis
Matemática: Conceito de Números.

05/04-Terça-feira
Leitura Informativa;
Nome Próprio;
Texto: A cigarra e a formiga
Músicas infantis;
Jogos: Projeto Bosch
Alfabeto Móvel.

06/04-Quarta-feira
Leitura Informativa;
Nome Próprio;
Texto: A cigarra e a formiga-Reconto;
Músicas infantis;
Alfabeto móvel;
Matemática- Conceito de Números.

07/04-Quinta-feira
Roda da Conversa;
Nome Próprio;
Texto: A cigarra e a formiga;
Músicas infantis;
Jogos : Projeto Bosch
Matemática: Conceito de Números;

08/04-Sexta-feira
Roda da Conversa;
Texto informativo;
Reconto da Fábula: A cigarra e a formiga
Músicas infantis;
Matemática: Conceito de Números;
Jogos: Projeto Bosch e Dia do Brinquedo.

Rotina Semanal 3ºs anos

SEGUNDA-FEIRA: LEITURA PELA PROFª DE TEXTO INSTRUCIONAL
RODA DA CONVERSA
NÚMEROS: LEITURA, ESCRITA, COMPARAÇÃO E ORDENAÇÃO
SITUAÇÕES PROBLEMAS ENVOLVENDO ADIÇÃO.

TERÇA-FEIRA: LEITURA PELA PROª DE TEXTO LITERÁRIO POESIA
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: MATERIAL DOURADO E ÁBACO
CALCULO DA ADIÇÃO ( DECOMPOSIÇÃO NUMÉRICA)

QUARTA-FEIRA: LEITURA PELA PROFª DE UM TEXTO INFORMATIVO( REVISTA RECREIO)
TEXTO COMPARTILHADO
INTERPRETAÇÃO ORAL E ESCRITA
REFLEXÃO ORTOGRÁFICA

QUINTA-FEIRA: LEITURA PELA PROFª DE TEXTO JORNALÍSTICO
PROJETO DIDÁTICO: ANIMAIS DO MAR( BALEIA JUBARTE)
LEITURA COMPARTILHADA E LOCALIZAÇÃO NO TEXTO DE INFORMAÇÕES SOLICITADAS.
DOBRADURA
REESCRITA COLETIVA.

SEXTA-FEIRA: LEITURA PELA PROFª DE TEXTO HUMORÍSTICO
PROJETO DIDÁTICO ANIMAIS DO MAR: PRODUÇÃO DE ESCRITA ( FICHA TÉCNICA)
ATIVIDADE COMPARTILHADA DO LER E ESCREVER ( TEXTO FRAGMENTADO , ATIV. 13 E 14)
LEITURA E RESCRITA.

Rotina Semanal 4ºs anos

Semana de 04 à 08 de Março

2ª FEIRA
LEITURA DA PROFESSORA – H.Q.
RODA DA CONVERSA
Projeto ler e escrever: comparação coletiva da fábula - A cegonha e a raposa (listar)
Matemática: Números e curiosidades

3ª feira
Leitura da professora – bula ( texto instrucional)
Roda da conversa
Projeto ler e escrever: escrita coletiva da comparação da fábula
Matemática : Sequência

4ª feira
Leitura da professora – narrativa
Roda da conversa
Projeto ler e escrever: escrita em dupla da comparação da fábula
Matemática: antecessor e sucessor

5ª feira
Leitura da professora - jornalístico
Roda da conversa
Projeto ler e escrever: revisão em dupla da comparação
Matemática : sequência

6ª feira
Leitura da professora – contos
Roda da conversa
Vídeos de fábulas
Comentários do vídeo
Situação problema
Hora da leitura