29 de maio de 2010

Festival de leitura - Programação

http://www.filc.com.br/filc2010/index.html

Festival de leitura

II Festival internacional da Leitura de Campinas, De 29/05 a 06/06



O Festival vem para consolidar como importante evento literário no calendário cultural oficial da região metropolitana de Campinas

Um evento multicultural na cidade com realização da Prefeitura Municipal de Campinas em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP.

A programação composta por encontros com autores, apresentações cênicas e musicais, exibição de filmes e palestras com pesquisadores na área da literatura e afins.

São esperados mais de 140.000 visitantes, entre crianças, jovens e adultos, de Campinas e demais cidades pertencentes à Região Metropolitana.

O evento acontecerá em 3 locais:

Estação Guanabara

SESC

Largo do Rosário

Em anexo programação pdf ou através do site



http://www.filc.com.br/filc2010/index.html

25 de maio de 2010



REUNIÃO DE PAIS

3ªs E 4ªs SÉRIES – ED. FÍSICA E ARTE

DIA : 26 DE MAIO ( QUARTA-FEIRA )

HORÁRIO:
18:00 ÀS 18:30 – INFORMES GERAIS COM A DIREÇÃO/COORDENAÇÃO

18:30 ÀS 20:00 - REUNIÃO COM OS PROFESSORES NA SALA DE AULA

“ NÓS E SEUS FILHOS CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!!! “

“ OS FILHOS SÃO UMA HERANÇA DA PARTE DE DEUS!!! ”
SALMO

19 de maio de 2010

Rotina Semanal 4ªs séries

Semana de 17 à 21 de maio
SEGUNDA- FEIRA : AÇÃO – Recuperação de aprendizagem

TERÇA-FEIRA: AÇÃO – Recuperação de aprendizagem

QUARTA-FEIRA: LEITURA FEITA PELO PROFª : TEXTO HUMORÍSTICO(PIADA)
TEXTO E INTERPRETAÇÃO
ORTOGRAFIA LER E ESCREVER
GRANDEZAS E MEDIDAS

QUINTA-FEIRA: LEITURA FEITA PELO PROFª : TEXTO INSTRUCIONAL (REGRAS DE UM JOGO)
PROJETO LER E ESCREVER – UNIVERSO AO MEU REDOR
SITUAÇÕES PROBLEMAS
TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO – GRÁFICOS E TABELAS

SEXTA-FEIRA : LEITURA FEITA PELO PROFª : TEXTO LITERÁRIO (CAUSO)
INFORMÁTICA
PORCENTAGEM
PROJETO DIDÁTICO “UMA LENDA, DUAS LENDAS, TANTAS LENDAS”

18 de maio de 2010

Rotina Semanal 3ª s séries

Semana de 17 à 21 de maio

SEGUNDA-FEIRA: LEITURA PELA PROFª DE TEXTO LITERÁRIO : CONTOS DE FADA.
MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO NUMÉRICA ( ATIVIDADE DO ALUNO 6 A)
SITUAÇÕES PROBLEMAS NO CAMPO ADITIVO.
HORA DA LEITURA.


TERÇA-FEIRA: LEITURA PELA PROFª DE TEXTO HUMORÍSTICO: PIADA.
MATEMÁTICA: SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO (SITUAÇÕES PROBLEMAS).
ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA (ORTOGRAFIA USO DO U /L) ATIVIDADE DO ALUNO 4.


QUARTA-FEIRA: LEITURA PELA PROFª DE TEXTO LITERÁRIO: POESIA.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA : PRODUÇÃO E DESTINO DO LIXO ( ATIVIDADE DO ALUNO 1A E 1B).
ATIVIDADES CONTEXTUALIZADA
RODA DA CONVERSA ( LIXO).


QUINTA-FEIRA: LEITURA PELA PROFª DE TEXTO INFORMATIVO (REVISTA RECREIO).
TEXTO COMPARTILHADO.
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO.
SONDAGEM DE MATEMÁTICA ( SITUAÇÕES PROBLEMAS NO CAMPO ADITIVO).


SEXTA-FEIRA: LEITURA PELA PROª DE TEXTO CIENTÍFICO ( REVISTA CIÊNCIAS HOJE).
ATIVIDADE EXTRA-CLASSE (VÍDEO ).
ATIVIDADES DA JORNADA DE MATEMÁTICA ( ATIVIDADE 13).

Rotina Semanal 2ºs anos

Semana de 17 à 21 de maio

Segunda feira
• Leitura em voz alta, pela professora (cantiga ou livro de história)
• Cabeçalho / calendário
• Alfabeto
• Escrita de nome
• Parlenda – leitura, cópia, focalização de palavras chaves e ordenar os versos
• Estrutura de um Cartão (comemorativo-aniversário)
• Projeto Ler e Escrever – página 47

Terça feira
• Leitura em voz alta (conto ou fabula)
• Escrita do nome
• Cabeçalho / calendário
• Alfabeto
• Lista de Palavras
• Atividades com rimas


Quarta feira
• Cabeçalho /calendário
• Escrita do nome
• Matemática: seqüência com figuras; operação de adição; cálculo mental, numeração e conjuntos.
• Registro dos números por extenso.

Quinta-feira

• Leitura em voz alta (parlenda ou lenda)
• Cabeçalho / Calendário
• Escrita do nome
• Alfabeto
• Atividades com rimas
• Produção de texto dirigida
• Cruzadinha
• Projeto Ler e Escrever- página 111

• Sexta feira
• Leitura em voz alta (texto informativo)
• Cabeçalhos / calendário
• Escrita do nome
• Alfabeto
• Escrita espontânea
• Auto-ditado
• Revisão de conteúdos
• Hora da leitura (realizada pelo aluno)

Rotina Semanal 1ºs anos

DIA: 17/05 – 2ª FEIRA
LEITURA: Piada para criança - gênero humorístico/ piada
Atividade de leitura e escrita
*escrevendo o nome próprio ( crachás)
*escrevendo os nomes dos colegas;
*calendário e gráfico
Hora do conto

DIA: 18/05 – 3ª FEIRA
LEITURA: Leilão de jardim
Gênero: literário/ poesia - Cecília Meireles

Atividade e leitura e escrita
*Roda da conversa ( sobre a poesia)
(esclarecer palavras desconhecida do texto)
*ilustração da poesia (destaque dos animais e plantas)
Matemática
*contando os animais da poesia (apoio do material dourado)

DIA: 19/05 – 4ª FEIRA
LEITURA: Branca de Neve e os sete anões – gênero literário/ conto de fadas
(outras versões)
Atividade de leitura e escrita
*Reconto da história pelos alunos;
*ilustração (personagens do conto) feito pelos alunos;
Matemática
Inserindo adição ( com desenhos das maçãs)
*trajeto da escola – casa

DIA: 20/05 – 5ª FEIRA
LEITURA: Brigadeiro - gênero instrucional/ receita
Medidas
*retomada da receita e música: Parabéns pra você...
Atividade de leitura e escrita
*ilustração de produtos de festa de aniversário e sua escrita
Matemática
Músicas que envolvem a matemática;
Hora de brincadeiras (karaokê) desafio
DIA: 21/05 – 6ª FEIRA
LEITURA: sugestão do alunos
Atividade de leitura e escrita
*retomada de atividades da semana;
*roda da leitura;
Filme: Branca de Neve.

11 de maio de 2010

Rotina Semanal Arte Tarde (11 a 15/05)

1º e 2º anos: Finalização do caderno dos sonhos. Os cadernos serão levados para casa para registro dos sonhos durante a semana.


3º anos: Confecção de um caderno de registros dos animais marinhos em temáticas reais ou imaginárias como no desenho "Fantasia 2000" onde as baleias jubarte voam com a Aurora Boreal. Essa atividade também trabalha a mudança do tamanho do suporte e a construção do material pelas crianças.

3 de maio de 2010

Rotina Semanal 1ºs anos

Semana de 03 à 07 de maio

2ª FEIRA
LEITURA: Pomar - letra de uma música - palavra cantada
Expectativa: Conhecer tipos de plantas frutíferas do Brasil.

Atividade de leitura e leitura
* conversa sobre tipos de plantas que aparecem na música;
* escrita de algumas frutas
*organizar uma agenda telefônica

Matemática
Expectativa: Identificar a diferença de letras e números e quantidades.
Hora de leitura

3ª FEIRA
LEITURA: O corvo e a raposa - gênero literário/ fabula - Esopo
Atividade de leitura e escrita
*tirinha do conto;
*tirinha da turma da Mônica;

Matemática
Resolução de problemas

4ª FEIRA
LEITURA: Os sete Corvos - gênero literário/ conto - Irmãos Grimm

Atividade de leitura e escrita
*aves que aparecem no conto;
*diferenças de cada ave;
*ilustração;
*texto de identificação das aves.

Matemática
*números (usando o material dourado)
As partes do corpo humano ( recortes e colagem)

5ª FEIRA
LEITURA: PIADA INFANTIL - gênero humorístico/ piada - Uol criança

Atividade de leitura e escrita

* parlenda para recitar o alfabeto;
* leitura dos nomes dos alunos;
*escrita de nomes próprios da sala.

Matemática
Resolução de problemas

Hora de brincadeira no pátio.

6ª FEIRA
LEITURA: Canção do exílio - gênero literário/ poesia - Gonçalves Dias
Atividade de leitura e escrita
*leitura de música: O cravo e a rosa; * identificar algumas palavras da música;
Matemática
*dominó ( encaixe de quantidade e números
Karaokê com músicas infantis.

Rotina Semanal 2ºs anos

Semana de 03 à 07 de maio

Segunda feira
• Leitura em voz alta, pela professora (cantiga ou livro de história)
• Cabeçalho / calendário
• Escrita de nome
• Lista de Palavras
• Bingo de palavras; O que é o qué.
• Projeto Ler e Escrever – páginas 108 e 120

Terça feira
• Leitura em voz alta (conto ou fabula)
• Escrita do nome
• Cabeçalho / calendário
• Alfabeto
• Revisão de Conteúdos

Quarta feira
• Cabeçalho /calendário
• Escrita do nome
• Matemática: leitura de uma receita (trabalhar estrutura do texto; medidas, números e formas geométricas)
• Registro dos números por extenso.

Quinta-feira

• Leitura em voz alta (parlenda ou lenda)
• Cabeçalho / Calendário
• Escrita do nome
• Alfabeto
• Interpretação de texto (livro didático e/ ou extras)
• Projeto Ler e Escrever- páginas 21 (localizar palavras chaves) e 22 (cantigas)

• Sexta feira
• Leitura em voz alta (texto informativo)
• Cabeçalhos / calendário
• Escrita do nome
• Alfabeto
• Escrita espontânea
• Ditado colorido
• Data Comemorativa: “ Dia das Mães”
• Hora da leitura (realizada pelo aluno)

Rotina Semanal 3ºs anos

Semana de 03 à 07 de maio

2ª feira

Calendário
Leitura da professora-texto informativo sobre o descobrimento do Brasil
Roda da conversa
Lista de palavras
Tratamento da Informação: gráfico

3ª feira

Calendário
Leitura da professora - adivinhas
Programa Ler e Escrever: Projeto “Animais Marinhos”- Baleia –jubarte Registro coletivo do desenvolvimento do projeto
Ficha Técnica da baleia-jubarte
Bingo diferente-atividade-7

4ª feira

Calendário
Leitura da professora - Quadrinhas
Roda da conversa
Lista de palavras da quadrinha
Adição com jogos



5ª feira

Calendário
Hora da leitura – 50 minutos
Leitura da professora – textos de divulgação científica
Roda da conversa
Programa Ler e Escrever: texto instrucional-bolinho de tapioca
Geometria

6ª feira

Calendário
Leitura da professora - Dia do trabalho
Lista de palavras de profissões
Roda da conversa
Situações-problemas do campo aditivo
Revisão de conteúdos da semana

Rotina Semanal 3ªs séries

Semana de 03 à 07 de maio

SEGUNDA-FEIRA: LEITURA PELA PROFª DE TEXTO LITERÁRIO( CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO).
PROJETO CONFABULANDO: ANÁLISE DOS RECURSOS EXPRESSIVOS NA PRODUÇÃO DE FÁBULAS ( ATIVIDADE DO ALUNO 2F ).
SEGMENTAÇÃO DA FÁBULA : O CÃO E O OSSO.
TEXTO COMPARTILHADO: DIA DO TRABALHADOR.




TERÇA-FEIRA: LEITURA PELA PROFª DE TEXTO LITERÁRIO (CONTO DE FADAS).
PROJETO CONFABULANDO: REESCRITA E REVISÃO COLETIVA DA FÁBULA “ O CÃO E O OSSO.
MATEMÁTICA: OPERAÇÕES ( INÍCIO DA MULTIPLICAÇÃO).
HORA DA LEITURA.




QUARTA-FEIRA: CONSELHO DE CLASSE E SÉRIES




QUINTA-FEIRA: LEITURA PELA PROFª DE TEXTO INFORMATIVO (REVISTA RECREIO).
MATEMÁTICA: SITUAÇÕES PROBLEMAS NO CAMPO ADITIVO.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DO ALUNO 17A (LER E ESCREVER) .




SEXTA-FEIRA: LEITURA PELA PROFª DE TEXTO LITERÁRIO (LENDA).
ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA : DITADO INTERATIVO ( ATIVIDADE DO ALUNO 2 ).
CONFECÇÃO DE CARTÃO PARA O DIA DAS MÃES.

Rotina Semanal 4ªs séries

Segunda-feira

> Leitura feita pela professora (Fábula)
> Avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa
> Espaço e forma – livro didático


Terça-feira

> Leitura feita pela professora ( Conto )
> Projeto Uma lenda, duas lendas... “Santo Tomás e o boi que voava” Guia ler e escrever pág. 45
> Leitura, interpretação oral da lenda
> Reescrita da lenda
> Situações problemas


Quarta-feira

> Leitura feita pela professora ( poema)
> Levatamento das medidas dos alunos ( cm e metro)
> Construção do gráfico
> revisão coletiva da lenda Santo



Quinta-feira

> Leitura feita pela professora ( piada )
>Sequencia didática (isse e ice) pag 207 *ler e escrever
> Roda da leitura
>Calendário da gripe H1N1
>Leitura, interpretação escrita da lenda do Santo


Sexta-feira

> Leitura feita pela professora (Jornalístico)
> Pesquisa na internet sobre a Gripe H1N1
> Montagem e resolução de um caça-palavras sobre a Gripe

2 de maio de 2010

Rotina Semanal Arte Tarde (03 a 07/05)

1º e 2º anos: Confecção de um pequeno caderno de sonhos. Com pequenos pedaços de sulfite, cada criança criará um pequeno caderno de registro de seus sonhos, o que modifica o tamanho do suporte mais usado por eles no cotidiano, o tamanho A4 do caderno de desenho.


3º anos:
para introduzir o tema animais marinhos na aula de arte e o conceito de movimento e suas nuâncias, as crianças assistiram um trecho do filme "Fantadia 2000" da Disney, onde uma família de baleias Jubarte sobrevoam o céu Nórtico justamente enquanto ocorre o efeito natural da Aurora Boreal, o que intensifica a sensação de sonho e fantasia onde baleias podem voar.
Atividade prevista: analizar os movimentos lentos possíveis dentro d'água; experimentar a imaginação, fantasia, o impossível e o sonho, trazidos pela história do filme.



Cena do Filme "Fantasia 2000"

Rotina Semanal Arte Tarde (26 a 30/04)


1º anos e 2º anos: explorar técnicas de relaxamento, facilitadoras de acesso as lembranças de sonhos das crianças.
Atividade: após o relaxamento as crianças relatam algum sonho que lembram, sendo registrado pela professora.



3º anos: com fantoches iniciamos atividades lúdicas de respeito, cuidado e cooperação em relação ao outro, introdução para as atividades de animais marinhos e consciência corporal realizadas na área externa da escola.